Ao longo de seus 75 anos a PUCRS cresceu não apenas fisicamente, mas também em complexidade, necessitando estar em constante transformação, em sinergia com a velocidade das mudanças dos tempos atuais. Sua tradição se renova todos os dias, em uma busca constante pela excelência, e certamente ainda há muito a construir.
A cada novo prédio que se levanta no Campus busca-se atender a novas necessidades de ensino, pesquisa, extensão e novos negócios. E a cada novo ambiente, multiplicam-se as possibilidades, as conexões, as histórias e as oportunidades de sermos cada vez mais uma instituição global, múltipla e plural que quer potencializar a convergência entre áreas do conhecimento em todas as oportunidades.
A exposição “Projeto Recortes e Pontos de Vista” busca, das ilustrações do Arquiteto e Professor da Escola Politécnica, Paulo Ricardo Bregatto, e por meio da história dos ambientes do Campus, resgatar e valorar nossa essência enquanto instituição protagonista de seu tempo, em permanente transformação e interação com a sociedade. Somos uma Universidade composta por uma comunidade inclusiva, plural e criativa que possui valores como o amor ao trabalho, audácia, espírito de família e solidariedade na sua essência. Tudo isso se organiza, se realiza e pode acontecer nestes belíssimos cenários que vemos aqui ilustrados. Que possamos apreciar além das imagens e demorar o olhar no dia a dia, celebrando a história e as possibilidades que se apresentam com o passar dos dias, dos anos, das décadas. Que em cada um destes espaços possamos sonhar e realizar de pequenos a grandes e ousados projetos.
“O domínio do futuro nunca será perfeito devido à existência do tempo. Não se trata, portanto, de dominar o futuro, mas torná-lo plausível a partir da realidade que temos e dos projetos que sonhamos. Essa tem sido a premissa da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul nos seus 75 anos de existência.”
Ir. Evilázio Teixeira, Reitor da PUCRS
entrada principal