Já imaginou estudar por um semestre em outro país, viver novas experiências culturais e ainda poder qualificar ainda mais o currículo? O Programa de Mobilidade Acadêmica da PUCRS possui convênio com diversas instituições de ensino superior ao redor do mundo, possibilitando que o/a estudante permaneça até dois semestres no exterior. Agora, se você já tem uma ideia de onde deseja ir, mas quer entender melhor como funciona a mobilidade acadêmica, confira abaixo tudo o que você precisa saber para internacionalizar sua jornada aqui na PUCRS.
Viver um intercâmbio acadêmico é uma possibilidade tanto para os/as alunos/as da PUCRS que sonham em estudar fora como para os alunos das universidades do exterior que queiram vir para o Brasil. A internacionalização do currículo é valorizada e recomendada, é o que afirma Sandra Mino, coordenadora administrativa do Escritório de Cooperação Internacional da PUCRS.
“A mobilidade acadêmica contribui para o aperfeiçoamento do estudante nas mais diversas áreas do conhecimento. Além de enriquecer o currículo acadêmico, possibilita que o/a aluno/a pratique outro idioma, conheça diferentes culturas e costumes, faça novas amizades e adquira uma nova visão de mundo”, pontua Sandra.
Na mobilidade OUT, termo derivado de outgoing, que se refere àqueles que saem, estudantes da PUCRS podem estudar em qualquer instituição internacional conveniada com a Universidade. Todos os semestres, são lançados editais de pré-seleção com o número de vagas disponíveis e documentação a ser enviada. Em caso de aprovação pela universidade parceira, a viagem ocorre no semestre seguinte ao da candidatura, e permite ao aluno aproveitar os créditos cursados durante o intercâmbio após seu retorno à PUCRS. A duração mínima é de um semestre letivo, podendo ser solicitada a prorrogação – cuja aprovação ou não cabe à PUCRS e à instituição parceira.
Estão abertas as inscrições para o programa de Mobilidade Acadêmica no segundo semestre de 2024, e os novos editais contemplam todas as áreas do conhecimento. No programa, estudantes da PUCRS de todos os cursos de graduação presencial podem escolher entre mais de 60 universidades de destino de interesse para estudar por um semestre, com possibilidade de extensão pelo mesmo período, e os créditos cursados no exterior são validados para a graduação na PUCRS.
No edital 1, as vagas são destinadas para países como Argentina, Canadá, Estados Unidos, França, Japão, Suécia, Reino Unido e México. Nessa oportunidade, as inscrições vão até o dia 16/02.
No edital 2, as vagas são para Alemanha, Argentina, Áustria, Bolívia, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Itália, México, Peru, Porto Rico, Portugal e Uruguai. Já nessa segunda oportunidade, as inscrições ficam abertas por mais tempo e vão até o dia 18/03.
Acesse os editais aqui.
Podem participar estudantes brasileiros matriculados em curso de graduação da PUCRS que já tenham cursado o mínimo de 15% e no máximo de 80% do seu curso poderão participar do processo seletivo. Confira outros requisitos:
A PUCRS também oferece outros programas de Mobilidade Acadêmica, como o Brasil France Ingénieur Technologie (BRAFITEC). Neste formato, é promovido o intercâmbio de estudantes de graduação do Brasil e da França na área de Engenharia. Os estudantes brasileiros são financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com bolsa mensal, seguro e passagem aérea. A duração do programa é de dois semestres letivos, e os editais são lançados anualmente. Acesse para conferir os requisitos.
Há também o Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP), que oferece bolsas para estudantes de graduação interessados em estudar no Canadá. O programa busca favorecer o aperfeiçoamento dos recursos humanos de uma nova geração de líderes nas Américas, ao mesmo tempo, em que consolida as relações entre as instituições de ensino superior brasileiras e canadenses. O programa tem duração de um semestre letivo e os editais são lançados anualmente. Veja os requisitos.
Além de oportunizar aos estudantes períodos de estudo fora do país, a PUCRS também recebe estudantes internacionais todos os semestres na mobilidade IN (termo derivado de incoming, que se refere àqueles que entram). A presença dos alunos promove a internacionalização do Campus, permitindo que estudantes da PUCRS tenham contato com culturas e idiomas diferentes. Atividades de integração são pensadas ao longo do semestre para que esses alunos aproveitem ao máximo sua experiência de estudos no Brasil.
Ao término do período, a PUCRS encaminha à instituição de origem do aluno um Histórico Escolar com as disciplinas e os créditos cursados, além das notas alcançadas no sistema de notas brasileiro. Também oportuniza aos estudantes internacionais experiências de Mobilidade IN de curta duração, a fim de fortalecer a formação profissional e o desenvolvimento técnico e sociocultural.
A PUCRS oferece a possibilidade de estudantes internacionais realizarem períodos de estágio em algumas das empresas estabelecidas no Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc) ou em empresas parceiras na cidade. Também é possível participar de programas de estágios e pesquisa em laboratórios, grupos e centros de pesquisa dentro dos diversos espaços do Campus com supervisão direta de professores da PUCRS.
Se você tem interesse em se aproximar dos/as alunos/as intercambistas durante o período deles na PUCRS, o Programa Amigo Universitário é para você. Organizado pela Mobilidade Acadêmica, setor da Escritório de Cooperação Internacional, com apoio do Núcleo de Apoio Psicossocial do Centro de Apoio Discente, o programa busca gerar essa aproximação, contribuindo para o processo de adaptação sociocultural e integração acadêmica.
Estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação e de pós-graduação da PUCRS podem participar do programa. É uma atividade voluntária na qual o estudante da PUCRS e o acadêmico em mobilidade podem trocar ideias, experiências e, de modo especial, aprender sobre a cultura e o idioma de cada um.
Para ingressar no programa, os alunos devem expressar sua vontade de participar de forma voluntária do programa. A fluência no idioma é dispensável, apesar de ser uma habilidade valorizada na seleção dos candidatos.