A terceira temporada da série Caminhos para a Vitória realizada pela RBS TV em parceria com a PUCRS teve como tema central o impacto positivo que as ações, projetos e atuação da comunidade universitária são capazes de gerar na sociedade. Com a missão de desbravar um novo mundo, os comunicadores Alice Bastos Neves e Luciano Périco percorreram por seis meses uma jornada em sete diferentes áreas do conhecimento, baseadas nas Escolas da Universidade: de Comunicação, Artes e Design (Famecos), de Direto, de Ciências da Saúde e da Vida, de Medicina, de Negócios, de Humanidades e Politécnica.
A produção audiovisual utilizou recursos de gameficação para contar, em 22 episódios, as histórias que traduzem iniciativas de docentes e estudantes da instituição. No formato de reality show, os episódios foram exibidos semanalmente, nas terças-feiras, durante o Globo Esporte, tendo amplo alcance multimeios.
Segundo Lidiane Lorenzoni, head de Comunicação da PUCRS, o projeto chega ao seu terceiro ano de realização com excelentes resultados e atendendo a grandes desafios:
“Como Caminhos nós buscamos resolver três desafios de comunicação que são o de reconhecimento da marca e presença, o de diferenciação setorial e o de sustentabilidade do negócio. Posicionar a marca como um ecossistema completo que transcende o ensino a partir de uma estratégia de awareness que busque impactar amplamente a opinião pública é o que buscamos realizar com este projeto”, conta.
A temporada foi composta pela apresentação de ações como a Agência Experiencial da Escola de Negócios, que conecta estudantes, empresas e sociedade e promove uma imersão no ecossistema de empreendedorismo e inovação da PUCRS para a criação de novos negócios. Outra pauta importante foi sustentabilidade, com a apresentação do Projeto Use, iniciativa da Escola Politécnica que existe há 15 anos e leva às pessoas conscientização sobre temas como consumo consciente de recursos energéticos e formas de energia limpa. Já sobre a Escola de Medicina o público pode conhecer o Global Health, um programa de intercâmbio que oportuniza experiências internacionais e contato com diferentes realidades no campo da saúde, em Moçambique e nos Estados Unidos.
Lidiane explica ainda que esta edição da série mostrou na prática que a PUCRS é muito mais que uma Universidade, pois para além do Ensino, gera impacto com Pesquisa, Empreendedorismo e Inovação, Saúde e Bem-estar, Cultura e Entretenimento e Soluções Corporativas.
A primeira temporada de Caminhos para a Vitória junto com a PUCRS foi ao ar em 2021 e teve como palco o Campus da Saúde da Universidade, explorando o Parque Esportivo, o Hospital São Lucas (HSL), o Instituto do Cérebro (InsCer), o Centro de Reabilitação e demais serviços oferecidos. A série teve como objetivo incentivar a busca por uma vida mais saudável.
Já a segunda temporada, de 2022, teve como temática a preparação dos comunicadores Alice e Lucianinho para cobrir a Copa do Mundo no Catar, contemplando uma imersão na gastronomia, idioma, costumes e outras dimensões da cultura do país. Os episódios desse segundo ano – 25 no total – também tiveram suas gravações realizadas no Campus da Saúde, além de outros espaços da Universidade.