A magia do Natal ocupou todos os cantos do Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS na última segunda-feira (18). A felicidade de receber os presentes pedidos nas cartinhas ao Papai Noel estava estampada nos olhos e sorrisos das crianças que participaram da ação Natal no Museu, promovida pela PUCRS em parceria com a Associação Esportiva e Cultural Pró-Esporte (AESPE). O evento foi organizado pela Gerência de Gestão de Pessoas (Gepes) em parceria com o Museu da PUCRS e proporcionou, além da entrega dos presentes pelo Papai Noel, uma visita guiada no Museu e lanche no final.
Vinícius da Silva Alves, presidente da AESPE, conta que a Associação atua em prol de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social desde 2017, e que o projeto já chegou a 5ª edição.
“Este é um grande momento para nós, enquanto entidade, e para as crianças. Essa alegria dá para perceber no olhar de cada uma delas. Essa ação foi muito gratificante e que tenho certeza de que irá ficar marcada na memória de cada criança”, destaca Vinícius.
As cartinhas de 50 crianças foram distribuídas entre colaboradores da Universidade, que se comprometeram em realizar os pedidos de cada uma delas. Para Caroline Luckow, coordenadora de Sustentabilidade Ambiental e Bem-Estar das Pessoas, ações como esta se conectam diretamente com os valores maristas que pautam a atuação da instituição.
“A solidariedade e o espírito de família são os principais pilares que orientam as ações sociais. Estamos vivenciando um novo momento, especialmente no que diz respeito à responsabilidade social e foi um prazer poder fazer parte desta organização e cuidado com a comunidade da Bom Jesus”, explica Caroline.
O Projeto Educando pelo Esporte na Bonja procura, por meio do esporte, realizar a transformação social na vida das crianças e adolescentes do bairro Bom Jesus. Vinícius explica que todas as crianças, obrigatoriamente, precisam que estar matriculadas e estudando em escola pública. “Nós realizamos atividades de futebol, vôlei e capoeira, além de um programa para desenvolvimento e formação do caráter socioemocional e reforço escolar”.
Mikaela Vitória Goulart, de 16 anos, visitou o Museu da PUCRS pela primeira vez e ficou apaixonada. Para ela, a visita foi uma experiência incrível: “Adorei o passeio e o presente, foi exatamente o que pedi”, conta.
João Vitor Escobar também estava superanimado com o evento e com o Papei Noel. Na cartinha, o menino de 11 anos havia pedido uma chuteira, uma bola e uma camisa da Seleção Brasileira de Futebol. Os três presentes vieram do jeitinho que ele imaginava: “Aqui está ótimo e eu ganhei bem o que eu pedi! Estou muito feliz”, conta sorridente.