A estratégia de conteúdo de marca – que traduz ações de impacto social, pesquisa e ensino da PUCRS – foi premiada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) na categoria Comunicação de Programas, Projetos e Ações voltados à Marca. A cerimônia, que reuniu profissionais responsáveis pelas iniciativas de maior destaque em todas as regiões do país, ocorreu no dia 11 de dezembro, em São Paulo. Essa foi a 49ª edição do evento que reconhece, incentiva e difunde as melhores práticas da comunicação organizacional no Brasil. Foram premiados 18 projetos, em diferentes categorias, e comunicadores que se destacaram em um cenário de grandes desafios e mudanças.
Para a head de Comunicação e Marketing da PUCRS, Lidiane Lorenzoni, o prêmio é resultado de um trabalho consistente, baseado em uma estratégia de conteúdo que busca dar visibilidade a temas relevantes para a sociedade e que de fato sejam capazes de gerar impacto na vida das pessoas.
“É por meio das estratégias de comunicação e marketing que conseguimos impulsionar e dar visibilidade para a riqueza de produções da Universidade em pesquisa, ensino, saúde, cultura, inovação, empreendedorismo e impacto social. Tudo isso passa pela sensibilidade de conhecer e entender os diversos públicos com os quais nos conectamos. Este reconhecimento no ano em que uma marca tão forte quanto a PUCRS completa 75 anos é a prova de que estamos sempre atentos ao presente e ao futuro”, defende Lidiane.
Em uma edição histórica, com 375 cases inscritos – o maior número desde a criação do Prêmio-, a Universidade venceu a etapa Regional Sul e disputou o reconhecimento nacional com grandes marcas como Banco Mercantil, Ipiranga e Votorantin. Os vencedores são definidos por uma banca de jurados designada por membros dos Conselhos Deliberativo e Consultivo e Diretoria Executiva da Aberje, com o suporte de uma auditoria externa.
O case Como a PUCRS alcançou autoridade e relevância no ambiente digital a partir de uma estratégia de conteúdo de marca autoral e multiplataforma destaca os resultados alcançados e a metodologia criada pelo Núcleo de Conteúdo da Assessoria de Comunicação e Marketing, liderado pela jornalista Fernanda Dreier.
“Costumo dizer que somos uma equipe que encontrou a fórmula da comunicação colaborativa ao extremo. Além do comprometimento com a instituição, com a missão Marista e a Educação, com as pessoas com quem dialogamos nos canais da Universidade, somos comprometidos uns com os outros e aprendemos juntos/as. Então este troféu não reconhece apenas o trabalho que realizamos no dia a dia como uma das melhores práticas de comunicação do Brasil, mas também a jornada de cada um/a de nós até aqui. É uma honra representar a PUCRS, uma das melhores universidades da América Latina e uma organização que compreende a comunicação como essencial e decisiva em sua governança”, comemora Fernanda.
A jornalista explica ainda que, em um cenário desafiador para marcas e negócios de diferentes áreas, o case apresenta a metodologia criada pela equipe para buscar novas formas de se conectar com os públicos da Universidade de maneira genuína e amplificar a presença de marca:
“O trabalho que submetemos parte de uma trajetória que envolveu a composição de uma equipe formada por especialistas de diferentes áreas e passa pela criação das estratégias de SEO, de audiovisual, de tom de voz e identidade muito particulares nas redes sociais, além da definição de diretrizes, fluxos de trabalho, indicadores e melhores ferramentas. Isso tudo sem perder de vista o que há de mais rico na Universidade: as pessoas, suas histórias, suas conquistas, suas realizações”, encerra.
A Assessoria de Comunicação da PUCRS é composta por mais de 80 comunicadores responsáveis pela condução de diferentes projetos estratégicos da Universidade e por dar vazão ao que acontece no dia a dia do Campus. Para conhecer mais detalhes sobre o case, acesse a página de vencedores no site da Aberje.