Institucional

Celebrar em Comunidade inspira o valor da presença entre os colaboradores e traz perspectivas para 2024

quarta-feira, 06 de dezembro | 2023

Solenidade reuniu colaboradores/as, gestores/as e lideranças da Universidade para celebrar o Advento,. / Foto: Giordano Toldo

“Que mantenhamos a esperança como horizonte”, disse Ir. Evilázio Teixeira, reitor da PUCRS, durante discurso no Celebrar em Comunidade, tradicional evento que aconteceu nesta quarta-feira (6), no Centro de Eventos da Universidade. A solenidade reuniu colaboradores/as, gestores/as e lideranças da Universidade para celebrar o Advento, relembrar projetos, ações e conquistas de 2023, e apresentar as perspectivas para a chegada de 2024. Marcado pelas comemorações do aniversário de 75 anos da PUCRS, este ano que se encerra será lembrado por uma série de sonhos realizados — graças à contribuição e dedicação de toda a comunidade universitária.  

“A cada novo prédio que se levanta no Campus, buscamos atender a novas necessidades de ensino, pesquisa, extensão e novos negócios. E a cada novo ambiente, multiplicam-se as possibilidades, as conexões, as histórias e as oportunidades de sermos cada vez mais uma instituição global, múltipla e plural que quer potencializar a convergência entre áreas do conhecimento em todas as oportunidades”, ressaltou Ir. Evilázio.  

Ao longo deste ano, a PUCRS realizou muitas iniciativas nos eixos de ensino, identidade, comunidade, ecossistema, conhecimento, inovação, cultura, saúde, sustentabilidade, impacto e internacionalização. A partir desse movimento, conquistou inúmeros reconhecimentos nacionais e internacionais.  

“Costumo dizer que estamos em comunidade quando nos sentimos pertencentes. Ao longo do ano, realizamos diversas ações alusivas aos 75 anos, atividades que tiveram na participação da comunidade o seu ponto culminante. Afinal, são as pessoas que fazem a instituição”, declarou o reitor. “Estamos aqui para formar pessoas e transformar a sociedade para melhor a partir do conhecimento. Tal empreitada não realizamos sozinhos. Estudantes, docentes, pesquisadores, técnicos-administrativos atuam em uníssono nessa missão. Uma missão que também congrega parceiros que comungam do mesmo propósito”.  

Papa Francisco envia Bênção Apostólica pelos 75 anos da Universidade 

Este é um ano jubilar para a PUCRS. Em 2023, a Universidade recebeu uma homenagem mais do que especial: a Bênção Apostólica do Papa Francisco, parabenizando a instituição pelos seus 75 anos. O documento foi lido na íntegra pelo Padre Gustavo Haas, professor e capelão da Universidade.  

Confira a carta na íntegra. 

Conheça os novos gestores nomeados pela Reitoria  

Universidade recebeu a Bênção Apostólica do Papa Francisco. / Foto: Giordano Toldo

O reitor Ir. Evilázio e o vice-reitor, Ir. Manuir Mentges, realizaram a entrega da portaria de nomeação aos novos gestores.   

  • Escola Politécnica 

Márcio Pinho assume como decano associado da Escola Politécnica. Professor da PUCRS desde 1990, coordena o Grupo de Realidade Virtual e atua no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade e no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Assistida por Computação Científica (INCT – MACC). Atualmente ocupa a função de Coordenador de Pesquisa da Escola Politécnica da PUCRS e Coordena o Centro de Pesquisa em Visualização Avançada da Universidade. É membro da Comissão Especial de Realidade Virtual, da Sociedade Brasileira de Computação. 

  • Escola de Ciências da Saúde e da Vida 

Ana Paula Duarte de Souza assume a coordenação do curso de Farmácia. Professora adjunta da Escola de Ciências da Saúde da PUCRS, Professora Permanente do Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança e do Programa Mestrado Profissional em Biotecnologia Farmacêutica da mesma instituição. Tem experiência na área de Imunologia e Biologia Molecular e Celular. 

Celebração do Advento  

Dando início às celebrações do Advento, tempo de preparação para o Natal, o encontro, realizado pela Pró-Reitoria de Identidade Institucional, também contou com a participação do Coral da PUCRS e condução do Pe. Gustavo Hass. Além disso, durante a celebração, a comunidade foi relembrada da árvore de Natal construída em 2018 com os livros da Biblioteca Central.  

Agora, a árvore foi reconstruída com as doações de livros dos profissionais da Universidade: um gesto concreto, que auxiliará na reconstrução de bibliotecas que, há poucos meses, foram destruídas na região do Vale do Taquari. Assim, seremos presença significativa também para outros espaços de educação.