Natural de Cachoeira do Sul, Franciele Oliveira sempre sonhou em ingressar em uma universidade. O desejo de cursar uma graduação, no entanto, precisou ser adiado: a dificuldade econômica, questão que atinge 70% dos interessados em concluir o Ensino Superior, conforme levantamento do Instituto Semesp, afetou sua trajetória acadêmica. Motivada a realizar suas metas e ciente do benefício de 80% de desconto nos cursos de graduação e pós-graduação para funcionários, Franciele começou a trabalhar na PUCRS e, hoje, está cursando o sétimo semestre de Ciências Contábeis na PUCRS.
“Trabalhei em vários prédios da PUCRS. Mas foi quando comecei a trabalhar na reitoria, onde fica a contabilidade, que conheci pessoas que me incentivaram a retomar meus estudos. Então, terminei o Ensino Médio, pois faltava apenas uma prova, afinal já havia feito Enem antes e tirei uma nota boa o suficiente para concluir a educação básica”, relata ela.
Fundado na PUCRS em 1947, o curso de Ciências Contábeis é um dos mais antigos da Universidade e também uma das profissões mais antigas do mundo, tendo surgido com a necessidade de registrar transações comerciais. Contadores/as são responsáveis pelo controle patrimonial e report de informação às pequenas, médias e grandes empresas visando a sustentabilidade econômico-financeira que influenciam diretamente nos processos decisórios. Quem se forma na graduação em Ciências Contábeis da Escola de Negócios sai pronto/a para atuar nas mais diversas áreas da contabilidade como controladoria, auditoria interna e independente, consultoria, planejamento tributário, perícia, empreendedorismo, carreira acadêmica e muito mais.
A coordenadora do curso, a professora Sandra de Vargas, destaca alguns dos principais diferenciais da graduação da PUCRS.
“Trabalhamos com desenvolvimento de ideias e projetos inovadores dentro de disciplinas, maratonas de inovação, e programas específicos de empreendedorismo, principalmente relacionados ao Tecnopuc. Além disso, é realizado no Estúdio de Finanças, com a participação dos estudantes, atendimentos à comunidade para esclarecer dúvidas em relação ao imposto de renda pessoa física, abertura de MEI (microempreendedor individual), além de outras demandas relacionadas à legislação fiscal e tributária”, pontua a docente.
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Em termos curriculares, o curso conta com um corpo docente de excelência, que é amparado pelo Núcleo de Desenvolvimento Pedagógico (NIP), que atua na formação e atualização das práticas pedagógicas. Há também o Seminário Anual de Desenvolvimento Docente da Pró-Reitora de Graduação, que atua em atualização de temáticas e tendências contemporâneas da Educação Superior.
Além de todos os aspectos relacionados aos currículos, Sandra destaca as estruturas existentes na Escola de Negócios, que permitem a ampliação dos conhecimentos, inserção e experimentação das práticas de gestão. Entre elas, estão as ligas de estudantes, formadas a fim de proporcionar a troca de conhecimentos, validação de ideias, cocriação e o encontro com experiências além da sala de aula. Há também a Empresa Júnior Legacy, que viabiliza a prática de consultoria em projetos e organizações dos mais diversos portes e segmentos, o Laboratório de Experiência do Consumidor (Labex) e a Agência Experiencial, que proporciona aos alunos um primeiro contato com o mercado de trabalho.
Esses espaços que proporcionam atividades práticas impactam significativamente na aprendizagem dos alunos. Para Sandra, é de suma importância que as aulas expositivas sejam complementadas por atividades práticas, como estudos de caso, simulações, projetos e estágios, que permitam aos alunos aplicarem os conceitos teóricos em situações reais e desenvolver habilidades de solução de problemas. Tais práticas proporcionam aos alunos experiências de aprendizagem autênticas e significativas.
“Essas atividades estimulam a colaboração, a resolução de problemas em equipe, a tomada de decisões e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, contribuindo para a formação integral do aluno. O currículo é considerado uma construção social e cultural em permanente diálogo com a sociedade, tornando explícitas as experiências de ensino e de aprendizagem vividas pela comunidade acadêmica. Os laboratórios e as ofertas imersivas cumprem esse objetivo”, acrescenta.
Franciele conta que os laboratórios e as salas de mentoria são os espaços que ela mais utiliza. Além disso, destaca as melhorias recentes da graduação e o empenho da professora Sandra em trazer avanços para o curso. “Ela vai trazer aulas práticas das rotinas contábeis, trouxe o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), onde fazemos Imposto de Renda para a população que não pode pagar, e também parcerias com grandes empresas, inclusive a empresa que trabalho no momento”, diz a estudante.
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Quem que se forma no curso de Ciências Contábeis da PUCRS sai, sem dúvida, preparado para os desafios do mercado – que possui várias e diversas oportunidades de atuação. A coordenadora Sandra explica que a formação do contador, em sua essência, é uma formação técnica, em que os profissionais podem aplicar seus conhecimentos em qualquer tipo e porte de organização. “Podem atuar como contadores de empresas públicas ou privadas, controllers, auditores, peritos e também como empreendedores da contabilidade ou de qualquer outra área.”
Para aqueles que estão pensando em seguir essa carreira, a docente enumera os principais motivos para escolher cursar Ciências Contábeis na PUCRS:
Em meio a tantas possibilidades e oportunidades que a Universidade oferece, Franciele se orgulha de ter escolhido a PUCRS para cursar sua graduação.
“Quando comecei a estudar, fiquei encantada com toda a estrutura que a PUCRS oferece. Os professores são sempre superatenciosos e muito motivadores. Quando entrei na Universidade, mal sabia ligar o computador, e o Fausto, que trabalha no laboratório, me ajudou muito nesse momento. Tenho muito orgulho de estudar e de ter trabalhado em uma instituição com tanta história e oportunidades. Ficarei feliz em dizer que sou filha da PUCRS”, afirma a estudante.