Desde 2022, a pós-graduação da PUCRS adotou uma nova política de créditos inovadora em seus programas stricto sensu. Para valorizar experiências e desenvolver competências, a PUCRS permite que atividades relacionadas à inovação, impacto social, internacionalização e produção científica sejam utilizadas como créditos acadêmicos pelos mestrandos e doutorandos. Para o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Carlos Eduardo Lobo e Silva, essa mudança moderniza os currículos e qualifica a formação dos egressos da PUCRS.
“Queremos oferecer ao nosso aluno uma formação abrangente e conectada com as exigências do mundo de hoje. A nova política de crédito reconhece e valoriza experiências que enriquecem a formação do aluno e agregam competências importâncias para o exercício profissional, seja dentro ou fora da academia”, pontua.
A política de créditos oferece uma oportunidade única para que os estudantes enriqueçam sua formação acadêmica e ampliem suas perspectivas de carreira, seja no campo acadêmico e científico, seja em sua carreira profissional. Os créditos podem ser obtidos por meio de atividades realizadas ao longo do curso, com a aprovação da comissão coordenadora do programa e o aval do orientador. A comissão avaliará as atividades com base em critérios previamente definidos, focando na contribuição das atividades para a formação integral do estudante.
A estudante do Programa de Pós-Graduação em Administração Bianca Pinto Carvalho utilizou um projeto de impacto social para fortalecer ainda mais a sua formação acadêmica. Integrante do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), do Sebrae RS, Bianca coordena os times de agentes das regionais Vale do Sinos, São Sebastião do Caí e Vale do Paranhama, oferecendo atendimento gratuito a pequenas empresas. As atividades proporcionaram que a estudante identificasse como as contribuições da sua pesquisa podem ser aplicadas na prática.
“A possibilidade de unir a teoria com a prática é muito importante para nossa formação e a PUCRS possibilitar o aproveitamento de crédito nessas atividades é uma forma de motivar ainda mais essas iniciativas”, comemora.
Augusto Bittencourt, estudante de doutorado do Programa de Pós-graduação de Pediatria e Saúde da Criança, teve a oportunidade de participar de uma capacitação em neurociências e neuroimagem na Universidade de Aarhus, na Dinamarca. Durante a capacitação, o estudante adquiriu conhecimentos valiosos em técnicas de neuroimagem e colaborou em estudos de neurociências da universidade.
“Meus professores ajudaram a viabilizar a minha vaga nessa capacitação. Além disso, o projeto Capes PrInt da PUCRS foi essencial para essa internacionalização dos meus estudos, que tanto colaborou na minha formação acadêmica”, destaca Bittencourt.
Essa experiência no exterior não apenas enriqueceu a jornada de doutorado do estudante como também permitiu a integração de novas técnicas de neuroimagem em seu projeto de pesquisa, aprofundando ainda mais sua formação. Além disso, a experiência criou oportunidades de colaboração com pesquisadores da Universidade de Aarhus, destacando o caráter internacional da pesquisa promovida pela PUCRS.
João Henrique de Freitas, estudante do mestrado do Programa de Pós-graduação em Administração, participou de eventos e debates promovidos pela Defesa Civil, sendo posteriormente convidado para participar de um exercício simulado de acidente com vazamento de produtos perigosos em via pública. Com outros pesquisadores da PUCRS, o estudante contribuiu para identificar pontos de interesse e elaborar recomendações para aprimorar a coordenação, integração e resiliência das instituições envolvidas.
Esse trabalho resultou na criação de um relatório que explorou pontos-chave e ofereceu recomendações baseadas em métodos da Engenharia de Resiliência, uma abordagem que não era comum na prática e gestão desses sistemas.
“Essas atividades no escopo da inovação, possibilitadas pela política de crédito da PUCRS, ampliaram minha jornada acadêmica além da pesquisa tradicional. A abordagem adotada possibilitou desenvolver, validar e refutar conhecimentos e achados de maneira conjunta em três áreas distintas: saúde, indústria de óleo e gás e gestão de desastres. Atividades como essas impulsionam não somente a pesquisa científica e acadêmica, mas fomentam a capacidade dos pesquisadores atuais em promover inovações e aplicações que resultem em melhores oportunidades para as organizações e sociedades modernas”, destaca Freitas.
Estão abertas as inscrições para os 20 Programas de Pós-Graduação ao nível de mestrado e doutorado. Os diferentes cursos possibilitam que você se torne referência na sua área de interesse, amplie suas oportunidades e transborde suas descobertas para toda a sociedade. As inscrições podem ser realizadas até o dia 1º de dezembro.