Estão abertas até o dia 17 de setembro as inscrições para a 36ª edição do Prêmio SET da Indústria Criativa da Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS (Famecos). Com novidades como as categorias Projeto de Impacto Social, Arte Autoral, Fotografia, Projetos desenvolvidos em Laboratórios Experimentais, Jornalismo em Áudio e Jornalismo em Vídeo, a premiação está prevista para o mês de outubro.
Desde a primeira edição, o SET Universitário é uma oportunidade para compartilhar conhecimento, ideias e avanços na área da comunicação, design, arte e produção audiovisual. Agora o evento tem um novo conceito, passando a se chamar SET da Indústria Criativa. O novo formato busca destacar a oportunidade para as mentes criativas, dando atenção e reconhecimento às conquistas de estudantes que se destacam.
Leia mais: Inquieto, curioso e atualizado: assim é o profissional de comunicação e criatividade
A decana da Famecos, professora Rosângela Florczak, destaca que o SET sempre foi uma fonte de novidades para o mercado da comunicação.
“Há 35 anos o SET destaca tendências e projetos diferenciados. Essa história e propósito ganham um momento especial neste ano quando o prêmio assume a amplitude da área na qual atuam os profissionais que são formados pela Famecos. Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design, Produção Audiovisual, Relações Públicas e Comunicação Empresarial são profissões que dependem do ato de criar e geram bens e serviços a partir do pensamento, da estratégia e da criatividade. Ampliar o Prêmio Set Universitário para a Indústria Criativa é dar visibilidade a essa formação ampla, integrada e consistente que acontece todos os dias na nossa Escola”, ressalta.
O incentivo visa promover a disseminação de projetos e fomentação da criatividade, criando também uma rede de colaboração entre os membros da Indústria Criativa.
A premiação introduz ainda um novo troféu criado especialmente para os participantes desta edição. Criativo e contemporâneo, busca representar a essência da Indústria Criativa, combinando elementos de design com um toque artístico, refletindo a nova identidade da escola. Segundo a coordenadora do Co.Lab e coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Márcia Pillon Christofoli, os holofotes estarão na noite de premiação por conta das diversas integrações que já ocorrem durante todo o ano.
“O SET sempre foi um evento reconhecido pela participação de estudantes de diversas instituições. Ao longo do ano, a Escola já desenvolve uma série de palestras, aulas abertas e oficinas. Por isso, nessa edição o foco será o prêmio, para evidenciar e valorizar os trabalhos desenvolvidos em aula”, aponta Márcia.
Pensado e feito para o mercado criativo, o troféu toma forma dinâmica e foi criado pelas estagiárias do Co.Lab Marie Nora e Júlia Riveiro, sob supervisão do professor do curso de Design, Stefan von der Heyde Fernandes, numa parceria com o LabDesign. Os critérios de análise dos trabalhos serão definidos a partir da expertise de jurados que tem vínculo direto com o mercado criativo.