Ensino

Grupo Carrefour divulga selecionados para bolsas de permanência para estudantes pretos e pardos e lança novo edital complementar

quinta-feira, 19 de setembro | 2024

Interessados/as podem se inscrever até o meio-dia de segunda-feira, dia 23 de setembro de 2024 (horário de Brasília)

bolsas carrefour

As bolsas são viabilizadas por meio do Grupo Carrefour, com recursos do Termo de Ajustamento de Conduta. / Foto: Giordano Toldo

O Grupo Carrefour publicou a lista dos três estudantes negros selecionados para as bolsas de permanência do edital do dia 13 de setembro de 2024.

Para dar seguimento ao projeto, o grupo publicou hoje, dia 19 de setembro, um novo edital complementar de ação afirmativa para a concessão de bolsas permanência para cursos de graduação na modalidade presencial. A seleção complementar prevê 10 bolsas para estudantes negros (pretos e pardos), com recursos oriundos do Termo de Ajustamento de Conduta, que visa a ampliação e ao ingresso de pessoas negras no Ensino Superior do Brasil.

Podem participar da seleção estudantes da PUCRS matriculados entre o primeiro e o penúltimo ano na graduação*, nos cursos contemplados no edital. As inscrições podem ser feitas de hoje, 19, até meio-dia do dia 23 de setembro de 2024 (horário de Brasília), exclusivamente por e-mail [email protected], mediante a entrega de toda a documentação e de todos os formulários apresentados no edital devidamente preenchidos.

*Excepcionalmente, para os cursos de graduação em Jornalismo e Odontologia, o estudante deverá estar cursando entre o segundo e o penúltimo ano do curso, pois a seleção se dará em caráter de substituição a beneficiário anterior desvinculado do programa.

• Cursos de graduação: será concedido bolsas de permanência correspondentes ao valor de R$ 1.000 ao mês (valor bruto, sujeito à dedução de eventuais impostos devidos).
  • As bolsas serão concedidas pelo Grupo Carrefour, com pagamentos mensais. A renovação se dará até a conclusão do curso, observadas as seguintes condições, que serão verificadas pela PUCRS: o estudante deverá concluir o curso no prazo máximo recomendado pela PUCRS; eventuais pedidos de suspensão do curso ou prorrogação de prazo de conclusão não serão contemplados pelas bolsas do edital; o estudante não poderá ser reprovado em nenhuma disciplina; e o estudante deverá ter a frequência mínima do curso de graduação exigida pela PUCRS.

Cursos contemplados

CursoNívelNúmero de BolsasTipo de BolsaPrazo máximo de conclusão
DireitoGraduação – Bacharelado2 Permanência60 meses
JornalismoGraduação – Bacharelado5Permanência60 meses
OdontologiaGraduação – Bacharelado2Permanência60 meses
Engenharia de Energias RenováveisGraduação – Bacharelado1Permanência60 meses

Critérios de seleção:

• Ter cursado o ensino médio em escola pública ou em escola privada com bolsa de estudo integral.
  • Ser oriundo de família com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio) per capita.
  • Não ocupar cargo ou emprego público ou estar vinculado a qualquer empresa que realize ou possa realizar auditorias e atividades de fiscalização no Grupo Carrefour.
  • Preencher a condição racial de preto ou pardo, a partir de autodeclaração.
  • Estar regularmente matriculado entre o primeiro e o penúltimo ano na graduação.
  • Comparecer presencialmente na PUCRS durante o processo de seleção e, igualmente, durante o período estabelecido pela Universidade para o curso pretendido.
  • Apresentar a documentação solicitada na forma e no prazo estipulado no edital.
  • Antes de se inscrever, leia atentamente o edital.