Autor do livro “Os segredos da Disney para encantar e fidelizar seus clientes”, Dan Cockerell esteve na PUCRS para uma palestra exclusiva sobre Liderança, Cultura e Estratégia para convidados de diversos setores da economia gaúcha. Dan estava acompanhado de sua esposa e também empresária Valérie Cockerell. Juntos, o casal tem mais de 40 anos de experiência trabalhando nos parques da Disney nos Estados Unidos e na França e, nos últimos cinco anos, os dois vêm construindo uma empresa de consultoria de negócios.
“Mesmo com tantos anos na estrada, Valérie e eu ainda nos encontramos aprendendo muito quando conhecemos líderes, empresários e empreendedores de todo o mundo. Espero que a nossa passagem pela PUCRS tenha sido informativa e inspiradora”.
O empresário, que já visitou o Brasil outras vezes com palestras e workshops sobre liderança e estratégia dentro das empresas, vê que tanto os brasileiros como os americanos têm uma forte cultura empreendedora. Dan espera que o Brasil entenda cada vez mais a importância de capacitar esses profissionais e acredita que é preciso desburocratizar o processo para que abrir empresas no Brasil seja cada vez mais lucrativo.
“Quando os empreendedores são bem-sucedidos, eles erguem todos os navios: emprego, contribuição econômica, competição internacional. Fiquei impressionado com a energia e a paixão dos jovens empreendedores que conheci até agora. Acredito que existe um potencial ilimitado aqui no Brasil!”, ressalta.
Dan, que trabalhou na Disney durante 26 anos, passou por 19 posições diferentes antes de se tornar o vice-presidente do Magic Kingdom, um dos mais conhecidos parques do mundo. O empresário começou como manobrista no Parque Epcot, em 1991, e no ano seguinte se mudou para Paris para participar do Disneyland Paris Management Trainee Program.
Ao voltar para os Estados Unidos, Dan passou por outras funções na empresa até chegar à vice-presidência. No cargo, o empresário liderou por nove anos um time de 12 mil funcionários e foi um dos responsáveis pelo entretenimento de mais de 20 milhões de pessoas que passaram nos parques da Disney a cada ano. Para Dan, é isso que o fez um profissional completo.
“Cada experiência me deu mais conhecimento, know-how e valores que acabei aplicando nos próximos trabalhos. Se um jovem se concentrar em aprender ao longo da vida, tratando bem as pessoas e cuidando de si mesmo, ele terá uma aventura na vida real. Não significa que os jovens não vão falhar ou cometer erros, porque isso também faz parte da vida. Mas eles terão histórias incríveis para contar e saberão que viveram a vida ao máximo”, pondera.
Leia também: Confira se a sua empresa é conveniada com a PUCRS e aproveite valores diferenciados