Eleita a palavra do ano, Esperança é o que muitos de nós sentimos neste 2022. Esperança por um mundo com mais oportunidades e com um mercado de trabalho mais diverso; esperança por relações mais empáticas, por mais respeito pelo outro, por mais humanidade, cooperação e justiça social; esperança por um mundo melhor. Foi o ano em que voltamos a viver fora das telas, que decidimos uma eleição e que vivenciamos acontecimentos globais marcantes, como a guerra na Ucrânia e a Copa do Mundo no Catar.
Na Universidade, os acontecimentos do mundo pulsam: para cada desafio, uma solução. Docentes, pesquisadores, colaboradores, alunos e alunas – todos cooperando por um espaço de ensino e aprendizado cada vez mais inclusivo, humano e inovador.
“Após a travessia que foi 2021, em 2022 voltamos ao presencial com ainda mais vontade de fazer acontecer e agora findamos mais um ano especial: com nosso Campus movimentado, cheio de vida, de cultura, de inovação, de gente sedenta por aprender e solucionar as questões mais desafiadoras do nosso tempo”, destaca o reitor da Universidade, Ir. Evilázio Teixeira.
A PUCRS tem um posicionamento estratégico fundamentado nos pilares de Inovação e Desenvolvimento e reforça sempre o compromisso de que aquilo que faz deve impactar no desenvolvimento social, ambiental, científico, cultural e econômico da sociedade. E neste ano não foi diferente: atuação da Universidade em 2022 seguiu focada em alcançar a excelência.
Entre tantas ações, o reitor ressalta a conquista do conceito 6 na Avaliação Quadrienal da Capes, que sustenta o compromisso da PUCRS com a pesquisa e com a ciência, que salva, transforma e impacta verdadeiramente a vida das pessoas. Também celebra o lançamento do projeto da Graduação Online e do programa de bolsas na graduação para candidatos/as pretos/as, pardos/as e indígenas.
“São muitas razões para celebrar e crer que 2023, o ano em que celebraremos os 75 anos da nossa PUCRS, nos reserva muitas coisas boas se continuarmos perseguindo o ritmo do nosso tempo, atentos e atentas às necessidades da sociedade com audácia, solidariedade e a vontade coletiva de ver um amanhã melhor que o hoje”, afirma Ir. Evilázio.
Confira o vídeo especial de fim de ano: