Que universo se esconde por trás de um nariz de palhaço? O que é necessário para dar vida a ele, a menor máscara do mundo? Quem tem respostas para essas perguntas é Gabriella Argento, convidada da PUCRS Cultura para dois eventos: a apresentação aberta ao público e gratuita de um solo cômico nomeado Insolação e o Workshop Degustação – O palhaço de cada um.
Nascida em Santos e radicada em São Paulo, Gabriella tem formação em Teatro e se dedica às artes cênicas e à palhaçaria. Com sua personagem, a palhaça Du’Porto, ela percorreu uma trajetória diversa: passou pelos palcos, tendo atuado com importantes grupos de teatro, como o Jogando no Quintal; por corredores de hospitais, com organizações como Doutores da Alegria; por salas de aula, ministrando oficinas de palhaço e até mesmo em cruzeiros turísticos.
Em meio a tudo isso, para coroar sua carreira, veio a conquista de se tornar a primeira palhaça brasileira a entrar para o elenco do Cirque du Soleil. Hoje, Gabriella atua como atriz, palhaça, palestrante e professora. Seu maior foco é entender a profundidade e a filosofia por trás do nariz de palhaço, a menor máscara do mundo.
No dia 25 de agosto, às 20h, no Teatro da PUCRS (prédio 40), ocorre a apresentação do solo cômico Insolação, seguido de um bate-papo entre Gabriella e o escritor e jornalista Fred Linardi, autor do livro Onze Estreias –obra que fala sobre a trajetória da artista e que será lançada nessa mesma noite. A conversa será mediada por Gisela Rodriguez, escritora e doutoranda em Escrita Criativa da PUCRS. O evento acontece no Teatro da PUCRS – Prédio 40, com entrada gratuita, mediante retirada de ingresso no Ateliê PUCRS Cultura (Prédio 30, Escola Politécnica) entre os dias 22 e 24 de agosto, das 12h às 17h, ou na bilheteria do Teatro a partir das 18h, no dia do evento. A distribuição é limitada a 2 ingressos por pessoa.
Em Insolação, Gabriella Argento retorna aos palcos na pele da palhaça Du’Porto para dividir com o público poesia, música, cenas, impressões do mundo e das pessoas, além de causos da sua trajetória e dos bastidores do maior circo do mundo. A história de vida da atriz e as reflexões acerca da arte circense e da palhaçaria também são o enfoque do livro Onze Estreias, de Fred Linardi. Mesclando o método da investigação íntima com a prosa literária, a narrativa mostra que o riso e o abismo são mais próximos do que se imagina. Gabriella e suas estreias, altos e baixos da bipolaridade, assim como a solitude circense, ajudam a entender o lado mais humano de alguém que vive em busca da risada alheia.
Já nos dias 26 e 27 de agosto, das 14h às 18h, Gabriella ministra o Workshop Degustação – O palhaço de cada um, no Ateliê PUCRS Cultura, localizado no térreo do prédio 30. Ao longo de dois encontros, os participantes serão apresentados ao universo do palhaço e ao trabalho interno necessário para dar vida à menor máscara do mundo: o nariz de palhaço. Por meio de exercícios práticos e lúdicos, a atividade abordará questões como o autoconhecimento, a aceitação de si e do outro, a empatia e a quebra de paradigmas sociais, percebendo o brincar como meio de redescobrir o prazer de ser quem se é.
Nos dias da oficina, os alunos devem levar toalha de rosto e vestir roupas confortáveis, sem estampa e preferencialmente de cores neutras: branco, preto, cinza ou bege. Haverá tolerância máxima de 15 minutos de atraso para acesso às aulas. Para participar, é necessário ter, no mínimo, 18 anos – compre seu ingresso por meio do link.