Quem deseja adquirir novos conhecimentos e se capacitar para o mercado de trabalho com a excelência de uma das melhores universidades do Brasil agora conta com uma novidade. A Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS está promovendo diversos cursos de extensão online nas áreas de Jornalismo, Marketing, Design, Audiovisual e Comunicação Corporativa
Contemplando práticas como estudos de caso e análises de ambiente, o portfólio reúne 11 cursos com foco na qualificação de profissionais alinhados com as transformações do mercado. As formações serão ministradas por professores da Famecos com profissionais conceituados no mercado.
Decana da Famecos, a professora Rosângela Florczak destaca que os cursos aproximam da sociedade o conhecimento gerado na Universidade. “Na Escola, pesquisamos esses processos de mudança nas áreas de comunicação, design e artes. Os cursos de férias são um ponto de contato para compartilharmos esse conhecimento com a sociedade e com os profissionais que fazem esse mercado acontecer”.
As aulas serão transmitidas pela plataforma Zoom, e contarão com o auxílio da ferramenta acadêmica Moodle. As inscrições podem ser realizadas pelo site do Educon, com descontos exclusivos para a comunidade acadêmica. Confira os benefícios:
O curso Série de TV – Criação e Roteiro tem como objetivo apresentar conceitos teóricos e práticos sobre criação, desenvolvimento, roteirização e venda de um projeto completo de série de TV. O curso permite que os participantes se preparem para criar e vender seus próprios roteiros e projetos. O final do século XX sedimentou o que se chamou de “Terceira Era de Ouro” da Televisão, e as séries são protagonistas no novo cenário. O aluno que completar o curso será capaz desde estruturar uma narrativa seriada, analisar processos de escrita e personagens de comédia, drama até preparar um projeto para venda.
O curso Podcasts: do projeto à distribuição tem como objetivo oferecer ao aluno conhecimentos e ferramentas para analisar e produzir podcasts pessoais ou corporativos, pensando as diferentes etapas deste processo. Haverá análise de casos da área e demonstração de caminhos estratégicos para elaborar, roteirizar e distribuir podcasts. Segundo dados recentes, o Brasil é o terceiro país que mais consome podcast no mundo. O aluno que concluir o curso saberá como fazer, ampliar e avaliar um projeto de podcast, pesquisar mercados, pensar em formatos e gêneros, construir um roteiro, deliberar a veiculação e analisar o potencial de financiamento de podcasts.
A décima oitava edição do curso Produção Musical busca oferecer para o aluno amplo conhecimento sobre o som como linguagem de comunicação, além de apresentar processos que envolvem a composição musical, analisar a estética das sonoridades e novas perspectivas no campo musical. Apresenta, também, ferramentas para o desenvolvimento profissional no cenário da produção musical. O mercado de música no Brasil gera R$ 2,1 bilhões e dobrou o faturamento em relação a 2018. O aluno que completar o curso está capacitado para pensar o trabalho do produtor como transformador do som, analisar o mercado, desenvolver processos criativos de produção musical e se qualificar para a divulgação e promoção na área.
O curso Inbound Marketing como estratégia de comunicação busca despertar nos participantes a importância da internet na comunicação entre organizações e seus públicos, com a apresentação da metodologia Inbound Marketing visando gerar resultados. O Inbound Marketing mostra que além da propaganda, é possível atrair clientes com estratégias de conteúdos elaborados para cada etapa da jornada de compra, envolvendo muito relacionamento e engajamento com o propósito das marcas. Atualmente, 6 em cada 10 brasileiros fazem compras pela internet, sendo fundamental que os profissionais de marketing saibam como obter resultados com investimentos adequados e uma boa estratégia de comunicação digital. O aluno que receber a certificação, aprenderá a metodologia Inbound Marketing, criação de personas, mapeamento de públicos, funil de conversões e etapas da jornada de compra, produção de conteúdo para Web com técnicas de SEO, formatos e distribuição de conteúdo, estratégias de relacionamento nas redes sociais e métricas para avaliação de resultados em marketing.
O curso UX Design: Pocket Bootcamp tem como foco oferecer uma experiência introdutória na imersão em UX Design, além de compreensão dos principais conceitos de experiência do usuário em produtos digitais. Além disso, será possível reconhecer os elementos componentes das interfaces do usuário. Em 2021, cerca de 435 mil apps foram baixados por minuto e os usuários passam um terço das horas conectados a uma tela. O aluno que recebe o certificado aprende a identificar e resolver problemas por meio de Design Thinking, conhece ferramentas como Matriz CSG e Desk Research, analisa o mapeamento da jornada do usuário e é capaz de testar usabilidade, bem como pensar em projeto de UX Design.
O curso Comunicação assertiva para crises de imagem e reputação tem como objetivo capacitar gestores e profissionais para a compreensão do cenário de riscos presente nas organizações, sejam elas de natureza privada, pública ou do terceiro setor, bem como pessoas públicas. As crises fazem parte das rotinas de marcas e, com a crescente vigilância digital, os riscos crescem, demandando prevenção e gerenciamento para empresas e marcas pessoais. O aluno que concluir o curso se capacita para ler as transformações, analisando o ambiente midiático, a reputação e a estratégia. Também estará pronto para pensar na prevenção de crises e perceber as narrativas no contexto de caos comunicacional.
O curso Embalagem: da ideia à impressão tem o objetivo de apresentar estratégias para criação de embalagens atrativas e funcionais, que também sejam capazes de se destacarem no ponto de venda. A área conta com um mercado promissor, já que há falta de profissionais para pensar em projetos de embalagem, um recurso estratégico que permite o estabelecimento de uma relação afetiva com o consumidor. O aluno que concluir o curso se capacita para pensar, produzir e entregar uma embalagem atraente, inovadora e responsável.
O curso Introdução ao Marketing Eleitoral objetiva qualificar profissionais, equipes e candidatos para que possam atuar em áreas relacionadas ao marketing eleitoral no ciclo de 2022. A formação oferece informação sobre as etapas que vão desde a execução do planejamento, passando por noções de pesquisa e mídias digitais até o monitoramento da opinião pública. A área vem passando por inúmeras transformações, sobretudo a partir de novas ferramentas e comportamentos nas redes sociais digitais. O aluno que concluir o curso estará apto a ler cenários, entender e posicionar o discurso político e discutir a publicidade no contexto eleitoral.
O curso Jornalismo e Direitos Humanos tem como objetivo refletir sobre o compromisso do jornalismo com os Direitos Humanos, compreendendo a importância da imprensa, em especial para as minorias. Vamos analisar a gramática usada nas narrativas que envolvem, por exemplo, crianças, idosos e portadores de deficiência, e as possíveis saídas para um tratamento mais respeitoso. Além disso, vamos examinar os erros da cobertura da imprensa nos casos de violência policial e identificar oportunidades para um jornalismo comprometido com a paz e a justiça social. O aluno que concluir o curso vai desenvolver um olhar crítico sobre o trabalho da imprensa e também estará apto a apontar saídas para um jornalismo que defenda e promova os direitos humanos.
O curso Concept Art para Jogos: Criação de Personagens tem como objetivo cobrir a teoria e a prática sobre produção do design de um personagem para jogos digitais. Serão realizados exercícios e apresentados exemplos práticos da indústria. O mercado de jogos tem tido um crescimento exponencial para produtores e consumidores, especialmente no Brasil. O aluno que completar o curso estará capaz de pensar o processo de criação de personagens e conhecer design de personagens, além de criar uma ficha de conceito de personagem.