Nesta sexta-feira, 6 de maio, participantes do South Summit estiveram na Universidade para conhecer a estrutura do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). A visita integrou a Rota da Inovação, organizada pelo Pacto Alegre em parceria com alguns dos atores mais relevantes do ecossistema de inovação da cidade para proporcionar uma experiência nos espaços que impulsionam o empreendedorismo.
Para o coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, essa ação permite dar visibilidade e promover a interação dos visitantes com os ambientes de inovação de Porto Alegre, aproximando empreendedores, investidores, pesquisadores e empresas desses ecossistemas.
A visita ao Tecnopuc teve como foco iniciativas na área de Inteligência Artificial e Ciência de Dados. Os participantes passaram pelo NAVI, que reúne iniciativas nesta área, sendo um dos oito hubs temáticos do Parque. O grupo também conheceu o CriaLab, laboratório de criatividade da PUCRS, e o Tecnopuc FabLab, que integra o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS (IDEIA) para testagem e prototipagem.
“Está sendo muito enriquecedor e gratificante poder conhecer o ecossistema de inovação da PUCRS e todas as iniciativas que são desenvolvidas aqui com empresas e startups. Estamos absorvendo várias ideias que vamos levar para Recife junto com tudo que estamos aprendendo no South Summit”, conta Arthur Hinrichsen, que integra a comitiva do Sebrae de Pernambuco.
Durante a experiência, os participantes puderam conhecer as diferentes ações dentro do ecossistema da PUCRS para a conexão entre empresas, startups, pesquisadores e a sociedade. Além disso, a visita ressaltou como o Parque Científico e Tecnológico atua todos os dias para promover a inovação, por meio de uma consistente trajetória iniciada em 1980.
Atualmente, cerca de 200 organizações integram o Tecnopuc, entre empresas públicas e privadas, centros de pesquisa, startups e entidades. O ecossistema forma uma comunidade articulada de mais de 6,2 mil pessoas que colaboram para o desenvolvimento de negócios inovadores em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, no País e internacionalmente.
As organizações que compõe o Parque são de diferentes portes, mercados e tecnologias, formando uma comunidade diversa. O Tecnopuc apoia hoje mais de 300 startups e tem mais de 150 conexões com ambientes de inovação no Brasil e no mundo, facilitando a internacionalização de negócios.
Neste espaço ativo, estudantes da PUCRS também têm a oportunidade transformar suas ideias em um negócio, seja uma ideia criada na graduação ou um grande projeto de pesquisa de mestrado ou doutorado.
Leia também: South Summit Brazil: PUCRS participa do maior evento de inovação do mundo