Conectar pesquisas acadêmicas e o ecossistema de empreendedorismo da PUCRS, gerando projetos inovadores e transformando ideias em negócios. Esse é o objetivo do Programa Hangar, realizado pelo Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade, com o apoio do Sebrae RS.
A iniciativa visa despertar o olhar empreendedor de doutorandos e professores pesquisadores, oportunizando o contato com palestras e workshops com profissionais de mercado, networking com empreendedores e atividades práticas e mentorias com acompanhamento individual para cada projeto. As atividades acontecem entre os meses de abril e junho, no formato híbrido.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 19 de abril, neste link. Ao final do Programa, os projetos serão avaliados por uma equipe interdisciplinar, composta por professores, profissionais do mercado e membros do Tecnopuc. O edital completo do Hangar pode ser conferido aqui.
Para o Diretor de Pós-Graduação da PUCRS, Luiz Gustavo Leão Fernandes, a geração de negócios a partir das pesquisas acadêmicas é uma tendência mundial e estar preparado para entender e atuar em ecossistemas de inovação e empreendedorismo amplia o leque de oportunidades de carreira, preparando para contribuir na transferência de conhecimento para a sociedade.
“O Programa Hangar deverá se consolidar como um dos caminhos de formação para estudantes de doutorado da PUCRS. Esperamos que a inciativa contribua decisivamente na implementação de uma cultura de inovação e empreendedorismo na pós-graduação, abrindo uma nova possibilidade de trajetória para nossos egressos”, destaca Fernandes.
O Programa Hangar é dividido em quatro trilhas com conteúdos que contribuem para o desenvolvimento do negócio dos/as pesquisadores/as. A intenção das trilhas é que o/a pesquisador/a possa conhecer as possibilidades empreendedoras e aplicá-las nas pesquisas.
“O nosso ecossistema atua no desenvolvimento de negócios inovadores de diferentes formas. Por meio do Hangar, conectamos a dinâmica do mercado às iniciativas que emergem a partir da pesquisa com o intuito de alavancar oportunidades de desenvolvimento de produtos e negócios inovadores. É mais um mecanismo para potencializar o impacto da pesquisa no desenvolvimento da sociedade conectado ao empreendedorismo”, explica a Gestora de Operações e Empreendedorismo do Tecnopuc, Flávia Fiorin.