Ensino

22ª edição do Salão de Iniciação Científica reúne 686 estudantes 

terça-feira, 05 de outubro | 2021

Teve início nessa segunda-feira, dia 4 de outubro, a 22ª edição do Salão de Iniciação Científica da PUCRS. Neste ano, 686 estudantes participarão da semana de socialização de atividades de pesquisa que segue até a próxima sexta-feira, dia 8. A cerimônia de abertura foi conduzida pelo coordenador de Iniciação Científica Júlio César Bicca-Marques e contou com a palestra Avaliando percepção em faces: Uma abordagem computacional, apresentada pela professora da Escola Politécnica Soraia Raupp Musse. 

O encontro contou com a participação do vice-reitor Ir. Manuir Mentges; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Eduardo Lobo e Silva; da coordenadora de Programas Acadêmicos do CNPq, Lucimar Batista de Almeida; e do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (Fapergs), Odir Dellagostin. 

Em sua fala de acolhimento, o vice-reitor da PUCRS reforçou a importância da iniciação científica como caminho para a inovação e o empreendedorismo, levando ao desenvolvimento do estudante enquanto pesquisador. Mentges afirmou ainda que a partir da vivência, o aluno tem a oportunidade de atuar na geração de soluções para problemas concretos da sociedade. 

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Carlos Eduardo Lobo e Silva agradeceu o apoio da Fapergs e do CNPq no desenvolvimento dos futuros cientistas e reforçou a relevância do evento para o Rio Grande do Sul como oportunidade de compartilhamento de conhecimento e momento de formação para a geração futura de cientistas. Além disso, apresentou o Programa G+1, nova iniciativa da Universidade para que o aluno possa viver a experiência do mestrado durante a graduação. Por meio da novidade, o estudante poderá concluir o mestrado com apenas mais um ano de estudo após o término da graduação. Para isso, ele precisa ter cursado, pelo menos, 50% dos créditos do seu curso de graduação e cumprir com os requisitos previstos no edital de seleção do Programa de Pós-Graduação de seu interesse. 

Leia também: Integra Pós possibilita que estudantes concluam a pós-graduação um ano após se formarem 

Simulação e humanos virtuais 

Professora da Escola Politécnica Soraia Musse palestrou na abertura do evento

Na palestra de abertura, a professora Soraia Raupp Musse apresentou algumas pesquisas conduzidas no Laboratório de Visualização de Humanos Virtuais (VHLab). Soraia destacou a presença de bolsistas de Iniciação Científica que integram os projetos de pesquisa do grupo. 

O VHLab se interessa por problemas de simulação e de percepção de humanos virtuais. “Se por um lado queremos simular a fim de criar cenários que não existem, por outro lado queremos entender como essas imagens são percebidas e compreendidas por nós”, explica a pesquisadora. Indo do reconhecimento facial ao reconhecimento de emoções, os projetos desenvolvidos buscam relacionar os estilos faciais com características emocionais e como isso tem sido trabalhado na área da computação gráfica. 

Sobre o Salão de Iniciação Científica 

encontro é voltado a bolsistas de Iniciação Científica e seus orientadores, vinculados a instituições de ensino de todo o Brasil. O evento busca proporcionar o intercâmbio de conhecimentos e dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas de Iniciação Científica em projetos orientados por pesquisadores. Além de promover a divulgação da pesquisa no âmbito da graduação da Universidade e da comunidade científica e acadêmica em geral, e incentivar a participação dos alunos de graduação em programas de Iniciação Científica. 

Na sexta-feira, dia 8 de outubro, às 18h30min, acontece a cerimônia de encerramento com a palestra Quais deveriam ser os conselhos de Cajal para jovens pesquisadorxs em 2021?, conduzida pelo professor da Escola de Medicina Rodrigo Grassi de Oliveira. Neste encontro também serão divulgados os destaques do evento deste ano. Saiba mais no site do evento.