Institucional

Relatório Social 2020: um ano de adaptações

segunda-feira, 27 de setembro | 2021

relatório social

Relatório Social de 2020 apresenta ações voltadas ao benefício de alunos, docentes, técnicos administrativos e da sociedade.

Em um ano em que a ciência e o conhecimento passaram a ser ainda mais demandados e valorizados, nossas instituições realizaram entregas relevantes, demonstrando a potência de uma comunidade acadêmica ativa, unida e engajada. 2020 foi marcado por grandes desafios e transformações e em meio a tantas adaptações necessárias, foi preciso criar novas formas de ensinar, de aprender e de dar andamento aos diferentes serviços prestados pela Universidade.  

O Relatório Social da PUCRS, do Hospital São Lucas (HSL) e do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) de 2020 apresenta as ações voltadas ao benefício de alunos, docentes, técnicos administrativos e da sociedade. O Pró-Reitor de Identidade Institucional, Ir. Marcelo Bonhemberger, destaca que apesar do cenário pandêmico, a comunidade universitária promoveu com empenho e dedicação, diferentes ações de impacto social à sociedade: 

“Foi necessário exercer a capacidade de aprender e reaprender rapidamente sem perder a qualidade das iniciativas e serviços prestados interna e externamente pela Universidade. Guiados pelo nosso fundador, Marcelino Champagnat, agradecemos as incontáveis pessoas que participaram com audácia na concretização do nosso compromisso com o desenvolvimento social. Consolidamos mais um ano de trajetória nas dimensões de atuação institucional, de ensino, de pesquisa, de inovação, de extensão, de saúde e de sustentabilidade, por meio da divulgação pública do Relatório Social.”

Acesse o documento completo. 

Relatório Social 2020 | PUCRS, HSL e Inscer 

Confira a seguir os principais destaques em cada dimensão de atuação:  

Um novo modelo de ensino 

Em 2020, logo após o início do ano letivo, foi preciso realizar uma rápida adaptação no modelo de ensino, migrando as disciplinas para a modalidade online. Ao longo do ano, a Universidade se preparou para ofertar um modelo de aulas flexível e consciente, conforme as necessidades específicas de cada nível de ensino e área do saber. Mantendo como prioridade a saúde e a segurança da comunidade acadêmica, o principal objetivo da PUCRS foi assegurar a continuidade e a qualidade da aprendizagem da graduação à pós-graduação. Neste cenário, se destacam:  

+ de 29,6 mil beneficiados/as nos programas institucionais de graduação e pós-graduação;  

+ de 2 mil atendimentos realizados na Consultoria de Carreiras;  

+ 170 mil diplomados/as até 2020;  

E o reconhecimento da melhor pós-graduação do País, com média 5,36 na avaliação realizada pela Capes. 

Investigação Científica que Impacta a Sociedade 

 Ao promover investigações de alto nível, A PUCRS se consolida cada vez mais como uma Universidade de pesquisa. Com padrão internacional, contribui com o desenvolvimento científico e tecnológico, bem como econômico e social da região em que atua. Em 2020 foram:  

+ de 1,7 mil projetos de pesquisa em andamento; 

+ de 600 bolsistas de Iniciação Científica.  

A publicação inédita Excelência em Pesquisa apresentou investigações científicas de pesquisadores e pesquisadoras nas mais variadas áreas do conhecimento. 

Incentivo ao inovar e o aprender 

Em mais um ano de atuação a PUCRS se consolida como um vetor da inovação e um ecossistema de empreendedorismo único no Sul do Brasil, solidamente conectado com empresas, governo e a sociedade. Os destaques do ano foram: 

  • A inauguração do Centro de Pesquisa, Ensino e Inovação em Ciência de Dados e o anúncio, para o vestibular de 2021, do curso de Ciências de Dados e Inteligência Artificial – primeiro bacharelado presencial no Sul do Brasil;  
  • Na maior premiação do ecossistema de inovação do Brasil, o Startup Awards 2020, a PUCRS ficou entre as 10+ na categoria Universidade do Ano; 
  • Milhares de máscaras faciais foram produzidas na Universidade utilizando impressoras 3D, entre outras iniciativas para contribuir no combate à pandemia. Foram 17,5 mil face schields produzidos e 130 entidades beneficiadas. 

A Rede INOVAPUCRS e o Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc) traduzem o expressivo impacto gerado por esse ecossistema de inovação: são 178 mil organizações atuantes no Tecnopuc e 6,2 mil pessoas envolvidas. 

Cultura, aprendizado e responsabilidade social 

Por meio de ações dirigidas prioritariamente à comunidade externa nas áreas de saúde, educação, assistência social, inclusão, cidadania e desenvolvimento local e meio ambiente, são expressas necessidades sociais e a sensibilidade da Universidade face a essas demandas, atendidas pelas unidades acadêmicas e demais unidades universitárias. Entre os destaques de 2020 estão: 

+ 170 mil participantes em ações culturais; 

+ 530 ações sociais e de extensão pelas Escolas, contemplando mais de 182 mil pessoas; 

+ de 1,5 mil alunos e alunas envolvidos com o Programa Service Learning, que coloca ensino e aprendizagem a serviço da comunidade. 

A vida no centro de tudo 

Além de marcado pelas mobilizações no combate à Covid-19, o ano de 2020 foi marcado pelo lançamento oficial do Campus da Saúde da PUCRS, um formato de atuação inédito no País. Reunindo ensino, pesquisa, inovação e assistência às pessoas, a estrutura consiste em um lugar completo para que a população alcance a longevidade com saúde e autonomia. A primeira entrega à sociedade foi a inauguração da ampliação do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer). 

O modelo integrado e multidisciplinar foi pensado para atender o movimento de cuidado integral com a vida e promoção da saúde em todos os sentidos, conectando as atuações do Parque Esportivo, do InsCer, do Centro Clínico, do Centro de Reabilitação, do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL), das Escolas de Medicina e de Ciências da Saúde e da Vida e de iniciativas de inovação como o BioHub.  

Ao longo do ano, o HSL teve importante papel no Estado, participando da fase de testes clínicos da Coronavac, imunizante desenvolvido pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.  

Sustentabilidade ambiental 

Com o compromisso de ser uma Universidade geradora de inovação e desenvolvimento ambiental, a PUCRS endossou ações no sentido de proteção e preservação do meio ambiente e implementou projetos institucionais e educacionais que visam ao respeito e ao uso sustentável dos recursos naturais. Alguns exemplos são:  

  • A inserção do tema nos currículos dos cursos de graduação – como a disciplina de Estudos Socioambientais, do curso de Pedagogia da Escola de Humanidades;  
  • A atuação do Comitê de Gestão Ambiental em diferentes eixos (água, energia, biodiversidade, efluentes, resíduos, entre outros); 
  • O Projeto USE – Uso Sustentável de Energia;  
  • Centenas de colaboradores/as capacitados/as em programas de eficiência energética; 
  • + 250 programas de tecnologias limpas desenvolvidas e/ou aplicadas. 

Também em 2020 O Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata passou a integrar o Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração e a Universidade passou a integrar o projeto Climate Labs: Strengthening applied research and innovation capacities in Latin-America through co-creation labs for mitigation and adaptation to Climate Change, que busca construir áreas fortes e conectadas de inovação e pesquisa aplicada nas universidades, impactando nas capacidades e estratégias gerais dos países parceiros para mitigar e adaptar-se às mudanças climáticas.