Institucional

Segunda edição do Simpósio Juventudes ocorre em setembro 

sexta-feira, 09 de julho | 2021

Dos impactos do cotidiano à coragem de promover a vida digna com adolescentes e jovens – essa é a temática que irá embasar a segunda edição do Simpósio Juventudes da Rede Marista, que será realizado nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, de forma exclusivamente online, através da plataforma Zoom. Com o objetivo de potencializar reflexões sobre as juventudes contemporâneas, a partir de enfoques relacionados às diferentes dimensões da vida juvenil, o evento prevê dois dias de conferências, painéis e apresentação de trabalhos 

Organizado pelo Comitê Juventudes e o Observatório Juventudes da PUCRSambos espaços de diálogo da Rede Marista, o simpósio está com inscrições abertas para participação nas palestras e envio de trabalhos. As informações detalhadas sobre as etapas de inscrição e a programação completa podem ser encontradas no site oficial do evento. 

Esta edição do encontro será gratuita, contará com acessibilidade em libras e gerará anais digitais com os resumos das comunicações apresentadas, contribuindo, assim, com a difusão do conteúdo em maior escala.  

Uma temática para dialogar  

A segunda edição do Simpósio Juventudes carrega a temática Dos impactos do cotidiano à coragem de promover a vida digna com adolescentes e jovens. Seu conceito está embasado na proposta que o Papa Francisco faz para “reconstruirmos o Pacto Educativo Global, ao nos empenharmos com audácia e coragem em um projeto que invista as melhores energias em processos educativos criativos e transformadores”.  

Os membros do Comitê Juventudes, José Jair Ribeiro e Patrícia Espíndola de Lima Teixeira, explicam que a temática atual conversa com o que foi abordado na primeira edição do evento. “No primeiro simpósio, foi abordada a questão de Jovens Protagonistas nos/dos processos educativos, tendo como pano de fundo a discussão em torno do novo ensino médio”, afirmam.  

Segundo eles, o tema deste ano continua tendo como ponto de fundo os processos educativos. “Mas com a chegada da pandemia e tudo o que tem provocado na trajetória de vida dos jovens, escolhemos discutir os impactos do cotidiano à coragem de promover a vida digna com adolescentes e jovens”, concluem.  

Segunda edição reconstruída a muitas mãos  

Conforme o calendário, a segunda edição do Simpósio estava prevista para ser realizada em 2020, entretanto a chegada da pandemia alterou os planejamentos e demandou novos horizontes. Com as adaptações realizadas, neste ano será possível concretizar a segunda edição, considerando os desafios do contexto atual.  

Para Patrícia, o momento que vivemos vem apresentando realidades complexas e desafiadoras às jovens gerações. “As transformações das estruturas sociais, em ritmos aceleratórios e desiguais, afetam diretamente as vivências juvenis”, ressalta Patrícia. “A pandemia veio evidenciar não somente a crise sanitária, mas múltiplas crises que se correlacionam e impactam as juventudes. Em muitos casos, adolescentes e jovens vêm relatando suas ansiedades e não-lugares nos horizontes de sentido e projeto de vida”.  

Nesse sentido, Ribeiro também recorda as provocações para aprendizagem e trocas que o evento proporcionará neste período adverso. “Em momentos de incertezas, como este que estamos vivendo, faz-se necessário aproximar pessoas para conversar, discutir, para ler e reler o cotidiano”, fortalece. 

Quem pode participar do Simpósio Juventudes?  

O II Simpósio Juventudes Contemporâneas tem como principais interlocutores, jovens, educadores, pesquisadores e públicos que atuam com as juventudes. Para contribuir com as reflexões, problematizações e possibilidades acerca do fenômeno juvenil na contemporaneidade, o evento propõe conferências, painéis e comunicações a partir de pesquisas e relatos de experiências, de modo transversal, multidisciplinar e integral.  

Dessa forma, o encontro se realizará integralmente em modalidade digital, com inscrições e submissões de trabalhos via site, em cinco grupos temáticos: 1) Juventudes e integralidade da vida; 2) Juventudes e ecologia integral; 3) Juventudes e fraternidade; 4) Juventudes, cidadania e direitos humanos.  

O envio dos trabalhos deverá ser feito exclusivamente no momento da inscrição pelo site do evento, até o dia 31/07/2021, ou até o esgotamento das vagas. Saiba mais detalhes no site oficial do Simpósio Juventudes.