Inovação

Sociedade híbrida e hiperconectada: as soluções para uma nova era

segunda-feira, 28 de junho | 2021

O distanciamento imposto pela pandemia nos levou a uma realidade híbrida jamais vivenciada. Em todo o mundo, relações e experiências se tornaram cada vez mais hiperconectadas, evidenciando novos comportamentos e necessidades. Frente aos desafios de uma sociedade complexa, incerta, ambígua e volátil, a colaboração tem emergido como uma peça-chave para o desenvolvimento de soluções pautadas pela sustentabilidade, diversidade e equidade. 

Com o propósito de inspirar alunos e alunas da Universidade a se tornarem protagonistas desse novo mundo, a Maratona de Inovação PUCRS (MIP) 2021 terá como temática a reflexão sobre o papel como indivíduos na era hiperconectada e na sociedade híbrida. Promovida pelas sete Escolas da Universidade, pelo Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) e pelo Laboratório Interdisciplinar de Inovação e Empreendedorismo (Idear), a MIP acontece entre os dias 23 de agosto e 2 de setembro, de forma online.  

“As transformações dessa nova era, com movimento intenso de interação entre o físico e o digital, representam a oportunidade única de sermos propositivos e atuarmos na construção de uma sociedade responsiva, em que a tecnologia pode impactar positivamente a dinâmica social. Convidamos os estudantes da PUCRS a explorar soluções inovadoras para a promoção de uma era que seja marcada pela equidade, pelo equilíbrio e pela sustentabilidade”, destaca Flávia Fiorin, Gestora de Operações e Empreendedorismo do Tecnopuc. 

Para a professora Ana Cecília Bisso Nunes, coordenadora acadêmica do Idear, entre as competências mais importantes na sociedade hiperconectada está o trabalho em equipe. “Em uma sociedade que carece de inovação para resolver problemas, saber conversar, interagir e criar com pessoas de diferentes disciplinas, culturas e personalidades se torna um diferencial ainda mais valioso”, ressalta.  

Ana também aponta a importância do conhecimento e domínio das ferramentas digitais, principalmente em um momento em que as interações transitam cada vez mais por contextos híbridos. “A sociedade hiperconectada demanda uma literacia midiática. Com o excesso de informação presente na internet, se tornou essencial diferenciar fontes, dados e entender o que é verdade para driblar a desinformação”. 

O papel da inovação para a sociedade e para os negócios 

Agente de Inovação da Escola de Negócios da PUCRS, a professora Frederike Mette ressalta que a hiperconexão acelerou tendências já existentes, impactando não só as relações sociais como também os negócios. De acordo com ela, a adaptação e a inovação são fundamentais para vivenciar a nova realidade em todas as áreas.  

“Muitas pessoas e empresas demoraram a se adaptar a esse novo mundo, de forma a atrasarem suas inserções digitais. Assim, houve um delay entre os negócios e pessoas. Hoje, todos já acreditam que esses movimentos híbridos vieram para ficar, e quem não se inseriu ainda está atrasado”, comenta. Nesse contexto, a professora aponta que a criação de novas soluções e negócios tende a ser favorecida, pois há mais velocidade das negociações, assim como facilitação de contatos. “O que cabe a nós, indivíduos, é nos adaptarmos a essa era de forma a otimizarmos negócios e criarmos novas possibilidades”. 

Protagonismo na construção soluções

Na Maratona de Inovação PUCRS alunos e alunas são protagonistas em equipes interdisciplinares que investigam desafios reais, com temas específicos, identificando e explorando o potencial de geração de novos produtos ou negócios (startups) no contexto da solução proposta. A interação entre estudantes de todas as Escolas estimula o desenvolvimento de habilidades como o trabalho em equipe e autoconhecimento, além favorecer contatos com outras áreas do conhecimento. 

Frederike reforça a importância da presença de estudantes da Escola de Negócios em equipes interdisciplinares e cooperativas que atuem na transformação social. “Todos nossos cursos abordam competências e habilidades relacionadas a gestão de negócios e pessoas, raciocínio analítico e lógico, liderança, entre outros aspectos. Esses são temas totalmente multidisciplinares e necessários para profissionais da maioria das áreas. Desta forma, o conhecimento dos estudantes da Escola se mostra completamente estratégico, a fim de auxiliar indivíduos e empresas na otimização de processos, fluxos e trabalho na era hiperconectada e híbrida”, comenta a Agente de Inovação. 

Prepare-se para a nova era 

Ao longo das próximas semanas você conhecerá mais sobre as dimensões que serão abordadas na Maratona deste ano. Acompanhe as redes sociais da PUCRS, do Tecnopuc, do Idear e das Escolas para ficar por dentro de todos os conteúdos sobre a MIP 2021.