O Centro de Internacionalização da Educação Brasil-Austrália, iniciativa da PUCRS com a Embaixada da Austrália no Brasil, recebeu financiamento do Conselho de Relações da Austrália com a América Latina (Coalar) e agora liderará o projeto intitulado Internationalization of Higher Education in Latin America. A iniciativa busca estabelecer uma rede de especialistas e profissionais interessados em internacionalização do currículo (IoC), envolvendo pesquisadores da América Latina e Austrália. O projeto acontece em parceria com a Curtin University e a La Trobe University, da Austrália.
Diante dos impactos da pandemia e entendendo a internacionalização muito além da mobilidade acadêmica, o Internationalization of Higher Education in Latin America busca estabelecer perspectivas mais inclusivas, utilizando conceitos da internacionalização do currículo e internacionalização em casa adotadas em diferentes países.
A partir do projeto, a PUCRS se torna o branch office do IoC Global na América Latina, proposta liderada por Betty Leask. A iniciativa terá como foco fornecer suporte ao desenvolvimento da internacionalização do currículo, ampliando recursos e oportunidades para apoiar universidades e funcionários a fim de preparar todos os graduados para viver e trabalhar em uma sociedade global.
Para isso, o grupo de trabalho agora se prepara para diferentes etapas, entre elas uma análise das práticas atuais de internacionalização do currículo na América Latina, revisão, contextualização e tradução de materiais sobre o tema para português e espanhol, desenvolvimento de uma estrutura de webinars para desenvolvimento profissional e criação da rede de pesquisadores e especialistas no tema.
“Ao concentrarmos esforços de internacionalização no processo de ensino e aprendizagem, alinhamos essa estratégia à missão universitária de preparar todos os egressos para viver e trabalhar em um mundo globalizado. Por fim, ela se torna um meio para conseguirmos construir uma sociedade socialmente justa, ecologicamente correta e economicamente viável”, comenta a coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional Carla Cassol
Para o conselheiro em Educação e Ciência na Embaixada da Austrália no Brasil, Matthew Johnston, a iniciativa do IoC LATAM construirá relações internacionais em educação mais estreitas entre a Austrália e a América Latina, compartilhará e adaptará estratégias para internacionalizar o currículo e proporcionará oportunidades de colaboração internacional para benefício mútuo de todas as partes, particularmente estudantes. “A Austrália é um dos principais destinos para a educação internacional no mundo e se beneficiou muito dessa internacionalização, particularmente em termos de alta qualidade do ensino superior e experiência positiva dos alunos”, comenta.
No dia 22 de junho, às 19h, acontece o evento virtual de lançamento do projeto em uma conferência via Zoom. Na ocasião, serão realizadas três apresentações relativas ao funcionamento do programa:
O evento será realizado em língua inglesa com tradução simultânea em português e em espanhol. Os interessados em participar podem acessá-lo pelo link do Zoom ou utilizando as credenciais ID: 936 2323 9960 e senha: 281037.