Conhecer colegas de diferentes partes do mundo e viver uma experiência internacional durante a graduação ou pós-graduação são algumas das possibilidades do Programa Amigo Universitário. Coordenado pelo Escritório de Cooperação Internacional, a iniciativa aproxima estudantes da PUCRS e colegas internacionais matriculados/as em programas de mobilidade na Universidade.
Para se inscrever no processo seletivo para 2022/2, é preciso preencher o formulário disponível neste link e enviar com o comprovante de matrícula para o e-mail [email protected] até o dia 10 de junho.
Os/as candidatos/as deverão participar de uma entrevista coletiva e individual com os professores do Núcleo de Apoio Psicossocial vinculado ao Centro de Apoio Discente como parte do processo seletivo. As entrevistas terão data e hora divulgados após o fim do período de inscrições.
O programa possibilita que estudantes tenham contato com novas culturas, pratiquem um segundo idioma e contribuam com a experiência de mobilidade de novos/as colegas.
Os amigos e amigas universitárias são encorajadas a auxiliar os/as estudantes do exterior em questões acadêmicas e institucionais, bem como a se engajarem com trocas interculturais compartilhando curiosidades, informações, tradições e experiências.
Para participar, candidatos/as precisam estar matriculados/as em algum curso de graduação ou pós-graduação da Universidade no momento da inscrição e no semestre seguinte, quando iniciam as atividades como Amigo Universitário.
Para a voluntária do Programa, Isadora Rocha Araújo, acadêmica de Arquitetura da Escola Politécnica, participar do programa Amigo Universitário resulta em uma oportunidade incrível para conhecer pessoas e aprender a respeito de diversas culturas através do diálogo em vários idiomas.
Além disso, também auxilia e possibilita a inserção dos alunos/as estrangeiros/as em nossa sociedade de uma forma natural e muito divertida. “Além disso, fazer parte desse maravilhoso programa é ter a certeza que a cada final de semestre, nossas amizades e experiências se tornarão cada vez maiores”, celebra.
Leia também: 5 dicas de como se motivar para estudar um idioma