No próximo domingo, dia 15 de novembro, estudantes Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS realizarão a cobertura jornalística das eleições municipais. Desde 2012 o Editorial J, Laboratório de Jornalismo Convergente do curso de Jornalismo, realiza a cobertura com serviços, entrevistas e informações sobre a apuração dos votos. Neste ano, em razão da pandemia da Covid-19, o formato foi adaptado.
Leia também: Famecos cria serviço de curadoria de conteúdos sobre a Covid-19
“Entre as funções do jornalismo estão o compromisso com a democracia, com os direitos humanos e com a construção da cidadania. A inserção de estudantes nessa experiência de cobertura eleitoral também possui um caráter pedagógico e estimula a reflexão sobre a importância envolvimento nesse processo democrático”, destaca o professor Fábio Canatta, coordenador do Editorial J.
A cobertura promovida pelo J ocorrerá de forma colaborativa pelas redes sociais e pode ser acompanhada pelo Facebook, Instagram, Twitter e pela #votoJ. Quem desejar contribuir com a cobertura também pode utilizar hashtag para compartilhar registros e informações.
Alunos e alunas farão a apuração das informações respeitando as medidas de distanciamento social. Além do acompanhamento dos votos em Porto Alegre, a cobertura também contará com notícias sobre as eleições em diversas cidades do Estado, com a participação dos alumni PUCRS que já passaram pelo Editorial J.
Uma edição especial do programa de entrevistas Sem Estúdio acontecerá ao vivo no fim da tarde do domingo, pelo Facebook.
Leia também: Programa possibilita interação entre alunos e jornalistas de veículos nacionais e internacionais
Laboratório de jornalismo da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, que trabalha na produção de conteúdo multimídia envolvendo docentes e alunos/as. O ritmo de produção é diário e, em parte, repete a rotina de uma redação jornalística profissional, em seus processos, prazos e hierarquias. Ao mesmo tempo, promovendo a experiência de novos fluxos e modelos de trabalho em um âmbito de redação jornalística convergente.
Oferece aos estudantes a experiência de produção jornalística priorizando o conteúdo e propondo a permanente reflexão sobre os processos produtivos do jornalismo. Simultaneamente, permite que experimentem, a partir de uma discussão permanente, o cenário da comunicação em rede e da convergência entre as mídias.
Leia também: Em nove anos, Editorial J já foi espaço de prática para mais de 350 jornalistas