Mais de 250 estudantes das sete Escolas da PUCRS trabalharam de forma interdisciplinar na Maratona de Inovação da PUCRS 2020. Os alunos e alunas criaram soluções em conjunto baseados em desafios sobre Cidades Inteligentes, Humanas e Sustentáveis. As quatro linhas de desafios da MIP 2020 foram: Saúde e qualidade de vida; Espaço e sustentabilidade; Sociedade conectada; e Prosperidade compartilhada.
No desafio de Espaço e sustentabilidade, três equipes foram destaque: Parques Verticais, com três alunos da Escola Politécnica e um aluno da Escola de Direito; GarbUs, com três alunas da Escola de Medicina e dois alunos/as da Escola de Negócios; e a Desimpilha, com quatro alunos/as da Escola Politécnica e uma aluna da Escola de Direito.
Sofia Fleck Ferreira, integrante da equipe Desimpilha e estudante do curso de Direito, conta sobre a importância da MIP para a sua formação, que complementa o seu aprendizado na graduação com conhecimentos sobre empreendedorismo aplicados na prática: “Vejo que a MIP ajuda muito no desenvolvimento de habilidades, além da teoria que aprendemos em sala de aula”. Sobre a indisciplinaridade, comenta que foi uma experiência incrível. “O meu grupo tinha integrantes de áreas totalmente diferentes da minha, o que em alguns momentos parece ser um dificultador, mas incrivelmente me surpreendi, pois com entendimentos de áreas diversas foi possível enxergar os problemas com outra visão”, pontua.
O professor da Escola Politécnica e agente de inovação da MIP 2020, Fernando Lemos, destaca a importância de introduzir aos alunos e alunas temáticas como empreendedorismo e inovação através da Maratona. “O mercado de trabalho mudou em função do que vivemos em 2020. Para empreender e inovar devemos desenvolver novas habilidades. A nossa MIP se adaptou. Desenvolvemos soluções para problemas relevantes, trabalhando de forma remota, com o apoio de mentores especialistas nas mais diversas áreas de atuação. Estamos nos preparando para o presente e para o futuro”, considera.
Para Rafael Baptista, agente de inovação da MIP 2020 e professor da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, o grande diferencial desta edição foi a interdisciplinaridade de todas as equipes. “Tivemos todas as escolas envolvidas, uma diferença comparada ao ano anterior. Os alunos poderiam ter colegas de vários cursos, como foi o caso das três equipes destaque, o que deu a eles a possibilidade de criar projetos que contemplam diversos aspectos da temática proposta”, enfatiza.
Sobre as palestras oferecidas para que os/as estudantes tivessem mais contato com as linhas dos quatros temas de desafios, Baptista considerou muito valiosa a participação de instituições internacionais na programação. “As palestras da MIP proporcionaram aos estudantes oportunidades fantásticas de grande repercussão nas áreas de tecnologia e desenvolvimento com participantes internacionais, como a MIT e Rice University, o que foi possível por conta do formato remoto da Maratona, e com certeza foi muito rico para os alunos e alunas”, comenta.