Construir um projeto de vida é uma atividade que exige autoconhecimento e reflexão, além de um entendimento das inúmeras possibilidades que o futuro pode apresentar. Trata-se de um processo que acontece ao longo dos anos e que não é estático, mas que, quanto antes for iniciado, mais fácil será. Pensando nisso, a PUCRS lança a iniciativa Projetando o Futuro, voltado a estudantes de ensino médio, com o objetivo de contribuir nessa construção do projeto de vida e de carreira.
A ideia é que, por meio de atividades formativas e vivenciais alinhadas às expectativas e demandas do novo ensino médio, a Universidade seja apresentada aos estudantes como um lugar de descoberta e desenvolvimento do projeto de vida. A partir desse relacionamento, o intuito é olhar para o futuro de uma forma mais integral e apresentar a estrutura e os diferenciais da PUCRS. “A iniciativa conta com um portfólio de experiências em múltiplos formatos para ajudar esses jovens na escolha não apenas de um curso de graduação, mas de um projeto de e para a vida”, relata a diretora de Assuntos Comunitários, professora Rita Petrarca.
Através de uma plataforma, o Projetando o Futuro apresenta atividades interativas no que se refere ao projeto de vida e aos diferenciais da PUCRS, além de smart papers produzidos por docentes sobre temas de interesse dos estudantes, como Educação Midiática, Educação financeira, Empreendedorismo e Inovação e Educação para a Carreira. “Mesmo iniciando de forma online, o Projetando o Futuro permite que esses jovens ‘entrem’ na PUCRS e conheçam os cursos, professores, estrutura da Universidade e um pouco da vida acadêmica”, observa Rita.
A palavra Universidade vem do latim Universitas, que significa universalidade, o todo, o conjunto das coisas. Para Rita, isso significa mostrar os múltiplos caminhos que existem e ampliar o campo de possibilidades sobre as profissões, trajetórias acadêmicas e o mercado de trabalho. “Cabe a nós oferecermos as perguntas ‘certas’ para que o estudante busque as respostas na tomada de decisão”.
Assim, o Projetando o Futuro é um convite para que o estudante reflita sobre quem é, que relações estabelece, qual seu papel na sociedade, sua relação com a dimensão espiritual e o que ele deseja para sua vida profissional, acreditando na integralidade da pessoa. “Como Rede Marista, temos um jeito próprio de entender o que é projeto de vida – ‘ação de construir-se integralmente como pessoa num processo dinâmico, que faz com que a vida se movimente impulsionada por um sentido maior que o próprio eu’”, comenta Rita, lembrando que a adolescência é um momento de fazer escolhas e, quanto mais o jovem sabe quem é, mais tem segurança para tomar essas decisões.
A PUCRS sempre esteve junto de estudantes e instituições, promovendo espaços e projetos para o diálogo sobre carreira e futuro profissional. Em 2019, mais de 13 mil estudantes participaram de 72 iniciativas em escolas no Rio Grande do Sul. O Projetando o Futuro surge com o objetivo de que esse relacionamento estimule os jovens a olhar para o futuro a partir da perspectiva de projeto de vida, indo além da carreira. A iniciativa foi desenvolvida e é liderada pela Diretoria de Assuntos Comunitários, por meio do núcleo de Relacionamento com o Ensino Médio, em parceria com a Assessoria de Comunicação e Marketing e o Centro de Pastoral e Solidariedade da Universidade.
O site da iniciativa, já está no ar. Acesse aqui e compartilhe o link com quem você achar que pode se interessar!