Com as aulas do segundo semestre se aproximando, em meio à pandemia, docentes e alunos/as do curso de Gastronomia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS se uniram para pensar em formas diferentes de aprender. A professora e coordenadora do curso Rochele de Quadros, junto com professores e professoras, criou alternativas para que todos os/as alunos/as pudessem acompanhar as aulas. “A nossa prioridade foi que todos tivessem a mesma qualidade e excelência que estavam acostumados nas aulas presenciais”, explica Rochele.
Para garantir que os/as alunos/as pudessem reproduzir as atividades práticas em suas casas, foram pensadas alternativas inovadoras:
O cronograma das aulas também teve que ser repensado, conta a professora. “As aulas estão concentradas, assim ninguém precisa ir várias vezes buscar os suprimentos no laboratório. Durante uma das semanas, por exemplo, trabalharemos sobre panificação. Então nessa caixa já terá os insumos para toda a semana”.
Algumas das atividades ainda puderam ser realizadas nos laboratórios da Universidade, com um número restrito de pessoas, respeitando o distanciamento e os protocolos de segurança. “Quem precisar ir presencialmente na Universidade faz a higienização de segurança, mede a temperatura e recebe os acessórios de proteção, como o face shield, obrigatório para entrar em aula. Os ambientes são desinfetados entre as trocas de turmas”, destaca Rochele.
“Mesmo que tudo volte ao modelo que era antes, nada será igual”.
Além disso, ninguém fica de fora. Alguns alunos e alunas estão se organizando para buscar as caixas de colegas que não têm carro, por exemplo. “A coordenação também trabalha para atender a todas as demandas da melhor maneira possível”.
O “novo normal” é a transformação constante. O que faz sentido hoje, talvez não sirva mais amanhã: é preciso estar sempre repensando e implementando novas metodologias, conta Rochele. “Mostramos que existem outras possibilidades,
principalmente para quem tinha mais dificuldade de se adaptar. Nos preocupamos com a inclusão e cada aluno/a está tendo uma espécie de tutoria dos professores”.
É importante que os/as estudantes, que estavam preparados para outro modelo, enxerguem todo o processo e as etapas: compras, preparo, consumo e entrega. Todo mundo dará um feedback sobre a experiência online para continuar pensando em novos modelos nos próximos semestres. “Foi muito difícil implementar essa metodologia e o principal foi fazer o alinhamento. Tudo é muito novo, não existem exemplos: implementamos e aprendemos com o processo” acrescenta Rochele.
O curso de Gastronomia tem uma proposta criativa e empreendedora, com competências e conhecimentos científicos para planejar, gerenciar e operacionalizar produções culinárias, atuando nas diferentes faces dos serviços de alimentação. Comece a estudar ainda em 2020!