Na madrugada deste domingo, 5 de julho, acontece o eclipse penumbral da Lua. O fenômeno astronômico terá duração de aproximadamente duas horas, entre à 1h07min e às 2h52min. O ponto máximo do eclipse ocorrerá à 1h30min. Porém, de acordo com a equipe do Observatório Astronômico da PUCRS, a olho nu será difícil perceber o evento.
“Um eclipse lunar só pode ocorrer numa noite de Lua Cheia. Além disso, temos que contar com o alinhamento do plano orbital da Lua com o plano orbital da Terra em torno do Sol. Temos três tipos de eclipses lunares: o penumbral, o parcial e o total. Essas modalidades variam de acordo com o movimento da Lua através do cone de sombra projetado pelo planeta Terra”, explica Marcelo Bruckmann, técnico do Laboratório de Astronomia da Escola Politécnica da PUCRS. O técnico ainda destaca que o eclipse penumbral ocorre quando a Lua passa somente pela sombra mais suave: a penumbra.
Ficou interessado em entender mais sobre os fenômenos da astronomia? Acompanhe o Facebook do Observatório Astronômico da PUCRS.