Programa de Pós-Graduação em

BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR

Conceito CAPES – 6

O Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular (PPGBCM) da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS tem por objetivo geral formar profissionais com níveis avançados de qualificação que lhes permitam elaborar e executar propostas científicas, tecnológicas, educacionais e políticas relacionadas ao estudo de células e moléculas, bem como a caracterização e manipulação de mecanismos celulares e moleculares com fins aplicados.

Inscrições: De 29/04 a 08/07/2024

Duração mestrado: 12 a 30 meses

Duração doutorado: 24 a 54 meses

Email: [email protected]

Compartilhe este curso

No mês de maio de 2003, estabeleceu-se oficialmente o Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular (Mestrado e Doutorado), recomendado pelo conselho técnico-científico (OF/CRC/Capes Nº 396/2002).

O Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular vivenciou consideráveis avanços nos últimos anos, consolidando sua característica de forte produção intelectual qualificada, e desenvolvendo de forma acentuada outros aspectos, como a participação discente nas publicações e a internacionalização de seus grupos de pesquisa. Este processo de melhoria em todos os indicadores se refletiu na evolução do conceito do PPGBCM. O triênio que compreendeu os anos de 2010 a 2012 foi um período de importantes progressos, no qual o PPGBCM demonstrou um considerável crescimento e amadurecimento, tendo resultado na obtenção de conceito 6 na avaliação trienal da Pós-Graduação da Capes, se posicionando entre os melhores PPGs do país na subarea de Biologia Geral da área de Ciências Biológicas I da Capes.

Objetivos

Desenvolver, no âmbito de equipes integradas por docentes e discentes do PPG, pesquisas científicas avançadas com foco nas seis linhas que compõem o Programa:

(i) Biologia Molecular da Interação Droga-Alvo;

(ii) Caracterização Celular e Molecular em Microbiologia e Parasitologia;

(iii) Estrutura e Metabolismo Celular;

(iv) Genética, Genômica e Bioinformática

(v) Imunologia Celular e Molecular; e

(vi) Neurobiologia Celular e Molecular.

Formar recursos humanos qualificados para atuação em pesquisa de alto nível com foco nas seis linhas do PPG, incluindo o fomento à nucleação de novos grupos de investigação atuantes nestas áreas, tanto no Brasil como no exterior, a partir dos egressos do Programa.

Formar recursos humanos qualificados para praticar a docência em todos os níveis de ensino, e particularmente na graduação e pós-graduação, com capacidade de atuar em qualquer área no âmbito da Biologia Celular e Molecular.

Promover, fomentar e articular ações que resultem em benefícios à sociedade além do contexto acadêmico estrito, incluindo projetos de extensão nas áreas de saúde e ensino fundamental, parcerias com museus e outros veículos de divulgação científica, bem como desenvolvimento de produtos e serviços inovadores que possam ser transferidos ao setor industrial e/ou aplicados no setor tecnológico.

Escopo

Formar profissionais com níveis avançados de qualificação, capacitados em nível internacional para o desenvolvimento de pesquisas científicas inovadoras e para atividades de docência e formação de recursos humanos em diferentes áreas da Biologia Celular e Molecular.

Créditos e Prazo para Defesa

Mínimo de créditos para pós-graduandos ingressantes até 2021/2:
Doutorado: 36 créditos
Doutorado: mínimo de 24 e máximo de 54 meses

Mínimo de créditos para pós-graduandos ingressantes a partir de 2022/1:
Doutorado: 30 créditos
Doutorado: mínimo de 24 e máximo de 54 meses

O processo seletivo para ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado é semestral, e torna-se público através de Edital de Seleção. Os candidatos devem possuir graduação nos cursos em Ciências da Saúde e da Vida ou em áreas afins, devidamente reconhecidos pelo MEC ou pelo órgão competente do país de origem.

A inscrição será realizada, exclusivamente, pela Internet.

Edital Ingresso 2024/2

Formulários

Modelo para Pontuação de Cirruculum Vitae Mestrado

Modelo para Pontuação de Cirruculum Vitae Doutorado

Bolsas

CAPES/PROEX, Pró-Stricto/PUCRS e outras, conforme disponibilidade.

Alunos Especiais (disciplina isolada)

O aluno especial realiza matrícula em disciplinas isoladas, não havendo necessidade de participar do processo seletivo.

Enviar para [email protected], a seguinte documentação:

Os pedidos são homologados pela Comissão Coordenadora, de acordo com a disponibilidade de vagas nas turmas oferecidas. Após deferido, o aluno deve efetuar o pagamento da matrícula, apresentar comprovante na secretaria e efetivar a matrícula.

Alunos Convênio (disciplina isolada)

Os alunos convênio são mestrandos e de doutorados de outras Instituições de Ensino Superior matriculados em disciplinas em Programas de Pós-Graduação da PUCRS.

Para ingresso de alunos nessa modalidade é necessário que o convênio entre a PUCRS e a IES de vínculo do aluno esteja vigente.

O convênio realizado entre o PPG em Biologia Celular e Molecular da PUCRS e o PPG em Biotecnologia da Univates, possibilita aos alunos de mestrado e doutorado a cursarem disciplinas na instituição parceira isentos de qualquer pagamento adicional.

Horários do PPGBiotec/Univates: solicitar na secretaria do PPGBCM

Enviar para [email protected], a seguinte documentação:

Programa G-PG

Os alunos vinculados a cursos de Graduação da PUCRS, podem aproveitar seus créditos eletivos para cursar disciplinas isoladas de mestrado e doutorado nos Programas de Pós-Graduação da PUCRS. Para a inscrição, o estudante deve ter cursado 50% ou mais dos créditos do seu curso de graduação.

Enviar para [email protected], a seguinte documentação:

  • Formulário de pré-inscrição;
  • Atestado de matrícula na Graduação;
  • Histórico escolar tipo zero (Portal do aluno/ Sou Aluno).
Programa G+1

Por meio do G+1, o (a) estudante que deseja seguir na área acadêmica pode viver a experiência no mestrado durante a graduação. Para isso, ele (a) precisa ter cursado, pelo menos, 50% da graduação e participar do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação de interesse.

Edital Complementar G+1

  • Biologia Molecular da Interação Droga/Alvo

    Desenvolvimento de clonagem, expressão e superexpressão de enzimas, bem como estudos cinéticos em estado estacionário e pré-estacionário. Informações sobre a estrutura tridimensional de enzimas alvos servem de bases para a proposição de novos fármacos.

  • Caracterização Celular e Molecular em Microbiologia e Parasitologia

    Desenvolve análises fenotípicas e genotípicas de isolados bacterianos e virais e a identificação de moléculas envolvidas na interface parasita-hospedeiro. Desenvolve estudos epidemiológicos de dinâmica de transmissão e investigação da reatividade cruzada.

  • Estrutura e Metabolismo Celular

    Desenvolve conhecimentos relacionados à estrutura, sinalização e funcionamento celular. O estudo de aspectos bioquímicos, morfológicos e fisiológicos permite o aprofundamento das questões relacionadas aos mecanismos celulares em diferentes situações.

  • Genética, Genômica e Bioinformática

    Desenvolve estudos nas áreas de genética, genômica, biologia molecular e bioinformática, bem como a realização de diagnósticos moleculares e a análise de variantes gênicas polimórficas na saúde humana, estudos filogenéticos e anotação de genomas.

  • Imunologia Celular e Molecular

    Desenvolve estudos dos mecanismos celulares e moleculares de respostas imunes em modelos experimentais e populações humanas com foco em imunologia de tumores, imunossenescência, neuroimunologia e doenças auto-imunes.

  • Neurobiologia Celular e Molecular

    Desenvolve estudos sobre a função neuronal nos níves celulares e moleculares, através de abordagens neuroquímicas, farmacológicas, neuroanatômicas e neurofisiológicas.

  • Análise Crítica de Resultados Científicos na Área Biomédica

    Código 196J2-02 | 30 horas-aula

    Estudo das bases interpretativas e da aplicação da pesquisa científica em modelos moleculares, celulares, animais e humanos, sob a óptica translacional e clínica. Faz-se uso da reflexão cética e crítico-científica para aproximar a produção de conhecimento puro e aplicado com foco na saúde única (animal-humano-ambiental). Para tanto, os seguintes pontos serão abordados: conceitos de pesquisa pura e aplicada, pesquisa translacional; interface entre as pesquisas puras e aplicadas; e delineamentos e métodos analíticos clássicos da pesquisa científica na área biomédica e da saúde.

  • Análise Quantitativa e Microscopia

    Código 73195-02 | 30 horas-aula

    Capacitar o pós-graduando a compreender e aplicar as técnicas de preparação de amostras e análise quantitativa em microscopia para as diferentes áreas das ciências biológicas e biomédicas.

  • Astrobiologia

    Código 19504-04 | 60 horas-aula

    Teoria do Big Bang; origem do sistema solar; origem da vida; cenários moleculares para a origem da vida; experimento de Miller; peptídeos prebióticos; simulação computacional de peptídeos prebióticos; Mundo de RNA; zona habitáveis no sistema solar; ambientes extremos; Marte e vida; sondas espaciais; corpos gelados no sistema solar e além; detecção de exoplanetas; natureza dos exoplanetas; inteligência extraterrestre, busca por inteligência extraterrestre; projeto SETI; equação de Drake; equação de Seager; apresentação da singularidade tecnológica e sua relação com a inteligência extraterrestre; projetos de pesquisa em Astrobiologia.

  • Bases Biológicas do Funcionamento do Sistema Nervoso

    Código 73140-03 | 45 horas-aula

    Esta disciplina tem por objetivo analisar os diferentes níveis de organização do sistema nervoso, integrando aspectos celulares e moleculares com as funções sensoriais, motoras e superiores.

  • Bases Metabólicas do Crescimento Vegetal

    Código 73191-03 | 45 horas-aula

    Regulação metabólica dos processos relacionados ao crescimento vegetal, como metabolismo de carboidratos e do nitrogênio. Aspectos metabólicos e moleculares da ação de hormônios vegetais. Sinalização hormonal no crescimento vegetal. Fisiologia molecular da obtenção, transporte e utilização de nutrientes minerais. Metabolismo de promoção de crescimento por interações bióticas.

  • Bioestatística Odontológica

    Código 83293-02 | 30 horas-aula

    A disciplina tem como proposta fornecer uma introdução aos aspectos essenciais da estatística e suas aplicações na pesquisa odontológica. Propiciar o conhecimento dos elementos da inferência estatística e auxiliar na identificação e escolha dos principais procedimentos estatísticos básicos que ocorrem na prática. Apresentar os fundamentos para o cálculo do tamanho da amostra nas diferentes situações da pesquisa odontológica.

  • Bioinformática Aplicada

    Código 73163-03 | 45 horas-aula

    Apresentação da Bioinformática como ciência interdisciplinar; apresentação de conceitos sobre singularidade tecnológica; noções de algoritmos; introdução aos conceitos de programação; instalação do Python; uso de ambiente integrado de desenvolvimento; implementação de equações em Python; estratégias de programação; conceitos de Biologia molecular relevantes para Bioinformática; manipulação de strings; desenvolvimento de programas para manipulação de strings; leitura e escrita de arquivos em Python; controle de fluxo; procura por motivos sequenciais; bases de dados biológicos; GenBank; Protein Data Bank; BioPython; programação orientada a objeto; expressões regulares; discussão de projetos de pesquisa em Bioinformática.

  • Biologia Celular: Avanços e Aplicações

    Código 196J3-02 | 30 horas-aula

    Esta disciplina tem como objetivo capacitar o pós-graduando em relação aos avanços do conhecimento em biologia de células eucarióticas, incluindo fontes de informação e a capacidade crítica para avaliar potenciais aplicações.

  • Biologia de Tumores

    Código 73157-02 | 30 horas-aula

    Instruir e atualizar o pós-graduando quanto a aspectos relevantes da biologia de tumores, do desenvolvimento as terapias.

  • Bioquímica de Processos Fisiológicos e Patológicos

    Código 73164-02 | 30 horas-aula

    Estudo das estruturas e funcionalidade dos principais compostos biológicos no contexto de processos fisiológicos e patológicos.

  • Bases Farmacológicas e Toxicológicas da Terapia

    Código 19505-02 | 30 horas-aula

    A disciplina visa ampliar os conhecimentos na área de farmacologia e toxicologia, com particular ênfase em aspectos bioquímicos e moleculares que influenciam a ação dos fármacos. Para tanto, serão abordados aspectos de farmacologia geral, como farmacocinética e farmacodinâmica. Esses aspectos serão estudados tanto no nível de ciência básica como aplicada à clínica, buscando integrar estas duas áreas do conhecimento farmacológico. Será abordada a relação dose/resposta e as fases da intoxicação: exposição, toxicocinética, toxicodinâmica e clínica.

  • Biofísica Molecular Computacional

    Código 7311C-04 | 60 horas-aula

    Introdução à biofísica molecular computacional. Modelos moleculares. Métodos de simulação computacional. Bases teóricas do método da dinâmica molecular. Formas de funções potenciais. Potenciais geométricos harmônicos e torcional. Potencial de van de Waals. Potencial eletrostático. Métodos de otimização de geometrias moleculares. Simulações com solventes implícitos e explícitos por dinâmica molecular. Geração de trajetórias dinâmicas. Dinâmica de polipeptídios e proteínas. Análises de mudanças conformacionais local e global em polipeptídios e proteínas. Ciência de dados aplicada a simulações computacionais. Aplicações de biofísica molecular computacional. Enovelamento de miniproteínas.

  • Biologia Celular Vegetal: Estratégias Adaptativas

    Código 73161-03 | 45 horas-aula

    Caracterização das células vegetais. Correlação entre os mecanismos celulares/moleculares com estratégicas do vegetal a diferentes agentes bióticos de estresse. Estratégias biotecnológicas para minimizar os estresses bióticos. Conteúdo desenvolvido de forma teórica.

  • Biologia Molecular: Avanços e Aplicações

    Código 196MZ-02 | 30 horas-aula

    Capacitar o pós-graduando a compreender e aplicar os conteúdos fundamentais e avançados inerentes à biologia molecular, aos mecanismos genéticos básicos (DNA, Genes, RNA e Proteína) e à biotecnologia.

  • Citometria de Fluxo

    Código 19513-02 | 30 horas-aula

    Conceitos teóricos básicos e avançados de citometria de fluxo. Compreensão do funcionamento de equipamentos, aplicações usuais como imunofenotipagem, ciclo celular, morte celular, detecção de proteínas fosforiladas, quantificação de citocinas, medidas de função mitocondrial e análise de resultados.

  • Citometria de Fluxo

    Código 19513-02 | 30 horas-aula

    Conceitos teóricos básicos e avançados de citometria de fluxo. Compreensão do funcionamento de equipamentos, aplicações usuais como imunofenotipagem, ciclo celular, morte celular, detecção de proteínas fosforiladas, quantificação de citocinas, medidas de função mitocondrial e análise de resultados.

  • Descoberra e Desenvolvimento de Drogas In Silico

    Código 73138-02 | 30 horas-aula

    Objetos moleculares e objetivos do desenho molecular, representação molecular, formatos usados para representação molecular (pequenas moléculas e proteínas), bases de dados moleculares e funcionais, interação proteína ligante, bases moleculares termodinâmicas da interação proteína-ligante, função escore empirica, algoritmos de docking molecular, screening virtual de drogas, regras de Lipinski e Veber para seleção de potenciais drogas, desenvolvimento de drogas anti-HIV, desenvolvimento de drogas anti-câncer, desenvolvimento de drogas anti-bacterianas e discussão de projetos de desenvolvimento de drogas baseado em estrutura.

  • Doencças Neurodegenerativas: Aspectos Celulares e Moleculares

    Código 73129-02 | 30 horas-aula

    Esta disciplina tem por função proporcionar um entendimento das bases celulares e moleculares de patologias relacionadas à morte neuronal, e dos eventos que levam à neurodegeneração, discutindo a vulnerabilidade seletiva de populações neuronais. Além disso, abordar modelos animais e possíveis alvos de intervenção terapêutica.

  • Desenvolvimento de Fármacos, Vacinas e Métodos Diagnósticos para o Combate À Covid – 19

    Código 1968N-04 | 60 horas-aula

    Estudo e discussão de tópicos relacionados a estratégias de tratamento da COVID-19. Prospecção de compostos com atividade anti-SARS-CoV-2, reposicionamento de compostos antivirais e imunomoduladores para o tratamento da COVID-19. Desenvolvimento de novas vacinas para a prevenção do contágio com o vírus SARS-CoV-2 e outros coronavírus. Comparação dos métodos diagnósticos disponíveis e desenvolvimento de novos métodos diagnósticos.

  • Dinâmicas e Politicas da Pesquisa Cientifica

    Código 7311B-02 | 30 horas-aula

    A presente disciplina tem como objetivo estimular discussões sobre as políticas de pesquisa no Brasil, incluindo os mecanismos de avaliação da CAPES e de cientometria. Também se propõe a discutir as formas de obtenção de fomentos para a ciência, com vistas a abordar diferentes modalidades dos Editais. Ademais, uma das propostas da disciplina é discutir a carreira científica no Brasil e no exterior e as possibilidades de inserção no mercado. Serão ainda contempladas discussões sobre as distinções entre áreas de concentração, bem como diferenças regionais, entre outros temas controversos em ciência. Será abordado o processo de revisão por pares, tanto de projetos, quanto de trabalhos científicos submetidos a revistas indexadas. Parte das aulas será voltada para a discussão de aspectos éticos em pesquisa, incluindo temas como plagiarismo, coautoria, publicação de resultados negativos, entre outros. Será realizada atividade de treinamento nos quesitos de avaliação de trabalhos de conclusão, incluindo dissertações e teses.

  • Docking Screens For Drug Discovery

    Código 196B1-02 | 30 horas-aula

    Buscas por Docagem para Descoberta de Fármacos Alvos proteicos, cristalografia de proteínas, como programas de docagem funcionam, SAnDReS: uma ferramenta Computacional para docagem, energia eletrostática em complexos proteína-ligante, potencial de van der Waals em complexos proteína-ligante, ligações de hidrogênio em complexos proteína-ligante, simulação de dinâmica molecular com NAMD2, docagen com AutoDock4, Molegro Virtual Docker para docagem, docagem com GemDock, docagen com SwissDock, simulações de docagem molecular com ArgusLab, modelagem por homologia de alvos proteicos com MODELLER, aprendizado de máquina para prever afinidade de ligação, explorando o espaço de funções escores, projetos em desenho de fármacos com métodos computacionais.

  • Drug Discovery For Sars – Cov – 2

    Código 1968P-02 | 30 horas-aula

    Alvos proteicos em SARS-CoV-2, cristalografia de proteínas, como programas de docagem funcionam, SAnDReS: uma ferramenta Computacional para docagem, energia eletrostática em complexos proteína-ligante, potencial de van der Waalsl em complexos proteína-ligante, ligações de hidrogênio em complexos proteína-ligante, simulação de dinâmica molecular com NAMD2, docagen com AutoDock4, Molegro Virtual Docker para docagem, docagem com GemDock, docagen com SwissDock, simulações de docagem molecular com ArgusLab, modelagem por homologia de alvos proteicos com MODELLER, aprendizado de máquina para prever afinidade de ligação, explorando o espaço de funções escores, projetos em desenho de fármacos com métodos computacionais.

  • Espectometria de Massas Aplicadas a Sistemas Biológicos

    Código 73152-04 | 60 horas-aula

    Assuntos relacionados a técnica analítica de espectroscopia de massas enfocando aplicações a sistemas biológicos.

  • Estudo das Interações Porteína-ligante

    Código 13157-02 | 30 horas-aula

    O reconhecimento proteína-ligante. Os tipos de interações. Métodos analíticos para estudos supramoleculares. Métodos quantitativos das energias de ligação.

  • Fisiopatologia da Proteólise

    Código 1935N-02 | 30 horas-aula

    Processos mediados por proteólise limitada apresentam importantes repercussões fisiopatológicas. O estudo de proteases, dos processos em que elas atuam e como estes são regulados tem um carácter multidisciplinar, envolvendo conhecimentos em bioquímica, biofísica e fisiologia dos sistemas envolvidos. A disciplina abordará conceitos fundamentais sobre enzimas proteolíticas e seus inibidores, e destaque especial será dado a patologias envolvendo proteólise limitada, de acordo com os tópicos a seguir: i. Enzimas proteolíticas: aspectos gerais ii. Inibidores de proteases: classes iii. Coagulação e fibrinólise iv. Sistema complemento v. Prohormônio convertases e oligopeptidases vi. Convertases e peptídeos amiloide vii. Caspases e apoptose viii. Proteassoma e ubiquitinação xi. Proteólise no desenvolvimento embrionário.

  • Fundamentos e Aplicações da Citometria de Fluxo

    Código 19501-02 | 30 horas-aula

    A disciplina visa proporcionar aos alunos o aprendizado dos conceitos teóricos e práticos básicos de citometria de fluxo; como funcionamento e manutenção, aplicação em técnicas usuais como imunofenotipagem, ciclo celular, morte celular, detecção de proteínas fosforiladas, quantificação de citocinas, entre outras.

  • Genética Forense

    Código 73165-04 | 60 horas-aula

    Desenvolvimento de habilidade e competências para a elaboração, interpretação, discussão e condução de pesquisas no genoma humano com a finalidade de identificação molecular individual para a sua aplicação na investigação forense.

  • Genômica Comparativa

    Código 73196-02 | 30 horas-aula

    Análise comparativa de genomas, com ênfase em genomas nucleares de eucariotos. Mapeamento comparativo de genomas. Estrutura de genomas e suas consequências funcionais. Arquitetura genômica e variação no número de cópias de segmentos genômicos. Evolução da estrutura de genomas em diferentes organismos. Métodos atuais para sequenciamento, montagem e anotação de genomas eucarióticos. Análises evolutivas empregando dados em escala genômica; filogenômica e genômica populacional.

  • Imunologia

    Código 73123-04 | 60 horas-aula

    Capacitar o pós-graduando a compreender e aplicar conhecimentos sobre imunologia e as diferentes estratégias de vacinação utilizadas até hoje.

  • Inovação e Propriedade Intelectual na Ciência

    Código 196UB-02 | 30 horas-aula

    Orientações gerais sobre os direitos de propriedade intelectual e sua aplicação prática no empreendedorismo e na inovação tecnológica com abordagem de diferentes campos na pesquisa da biologia celular e molecular. Análise da proteção intelectual como estratégia no planejamento do projeto de pesquisa. Procura de patentes nos bancos de dados, como Scifinder, Web of Science, Google Patent, WIPO, Espacenet.

  • Integrity in Scientific Writing and Presentation

    Código 19518-04 | 60 horas-aula

    Os principais objetivos deste curso são melhorar as habilidades dos alunos associadas à redação de artigos científicos para periódicos de alta qualidade e aquelas necessárias para apresentações orais em reuniões científicas. As aulas serão baseadas na discussão de tópicos relacionados a habilidades de escrita, incluindo estrutura do manuscrito, objetivos e estratégias de escrita. Aspectos éticos das práticas científicas em relação à autoria, conflito de interesses e análise e preparação de dados também são discutidos. Aspectos fundamentais da apresentação oral e como organizar e dar palestras eficazes também serão discutidos.

  • Métodos e Análises em Sistemas Biológicos

    Código 73121-04 | 60 horas-aula

    Capacitar o pós-graduando a compreender e aplicar as técnicas de laboratório que são utilizadas nas pesquisas biológicas e a seleção, a organização e a análise de dados resultantes de pesquisa científica.

  • Microbiologia Ambiental

    Código 19503-02 | 30 horas-aula

    Estudo das comunidades microbianas de diferentes ecossistemas, abordando a sua composição, tópicos avançados sobre as interações envolvendo espécies de procariotos, eucariotos e vírus, bem como métodos de estudo e o seu potencial biotecnológico.

  • Métodos Laboratoriais e Modelos Experimentais Aplicados À Pesquisa

    Código 196J1-04 | 60 horas-aula

    Esta disciplina busca auxiliar na construção do conhecimento sobre as principais técnicas aplicadas à pesquisa e utilizadas em laboratório, o uso de modelos experimentais como ferramenta de pesquisa em diferentes contextos, além dos fundamentos básicos da organização e análise de dados resultantes da pesquisa científica.

  • Psicoimunologia e Emoções

    Código 196UA-02 | 30 horas-aula

    Discutir aspectos básicos e avançados das interações neuroimunoendócrinas na saúde e na doença humana. Apresentar as vias neurais, hormonais e celulares da comunicação neuroimunoendócrina. Discutir o impacto do estresse crônico e trauma precoce no sistema imune. Discutir o papel das citocinas no comportamento doentio. Descrever o papel da inflamação na etiologia dos transtornos do humor. Analisar as funções do sistema imune no desenvolvimento do sistema nervoso central. Apresentar o papel dos leucócitos no comportamento humano complexo (memória, interação social). Explicar o efeito placebo e suas vias neuroimunoendócrinas.

  • Pharmacotherapy Of Neurological And Psychiatric Disorders

    Código 1932A-01 | 15 horas-aula

    A neurofarmacologia é o estudo do efeito das drogas no cérebro. Os seminários exploram os conceitos e as pesquisas atuais em neurociência cognitiva, incluindo percepção, estrutura e organização cerebral, cognição, memória e a base funcional de certas doenças neurológicas e psiquiátricas humanas. (por exemplo, esquizofrenia, depressão e narcolepsia). O objetivo deste curso é proporcionar aos alunos a oportunidade de adquirir o conhecimento teórico e aplicado da neurofarmacologia que lhes permitirá avançar no desenvolvimento de uma carreira em neurofarmacologia, seja em uma instituição acadêmica, em um instituto de pesquisa ou no setor industrial / de negócios.

  • Princípios de Biologia Molecular

    Código 63416-02 | 30 horas-aula

    Conhecer os principais conceitos teóricos e práticos da área de biologia molecular, aplicada a área da saúde, focando nos principais temas científicos atuais de terapias utilizando biologia molecular.

  • Prática em Software de Pesquisa Médica

    Código 63348-04 | 60 horas-aula

    O domínio de ferramentas de informática é fundamental para realização de pesquisa na área da saúde. O objetivo desta disciplina é explorar, de maneira prática, softwares importantes na área de pesquisa médica. O foco será em recursos online, planilhas, programas gráficos, programas de estatística, processadores de texto, e de manejo de referências bibliográficas.

  • Seminário Integrador I

    Código 196P5-02 | 30 horas-aula

    Esta disciplina constitui-se pela apresentação de seminários científicos por pesquisadores, docentes ou pós-graduandos das diversas áreas básicas e aplicadas das Ciências Biológicas, com ênfase na Biologia Celular e Molecular. Após a apresentação do tema, segue-se um período em que é desejável que seja realizada uma discussão com a participação dos alunos. OBJETIVOS: • Proporcionar aos estudantes o contato com as diversas temáticas de pesquisa no âmbito do PPGBCM, promovendo desta forma, a integração dos conhecimentos; • Proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer diversas áreas da pesquisa científica de relevância relacionadas à Biologia Celular e Molecular através da apresentação de seminários por pesquisadores de Instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais; • Desenvolver as habilidades de visão crítica e participação em discussões científicas.

  • Scientific Writing and Communication

    Código 73177-04 | 60 horas-aula

    This course will cover the following topics: Scientific writing in English. Structure, language and strategies for production of scientific papers. The process of paper submission and response to reviewers. Techniques for oral presentation of scientific papers in English.

  • Seminário Integrador II

    Código 196P6-02 | 30 horas-aula

    Esta disciplina constitui-se pela apresentação de seminários científicos por pesquisadores, docentes ou pós-graduandos das diversas áreas básicas e aplicadas das Ciências Biológicas, com ênfase na Biologia Celular e Molecular. Após a apresentação do tema, segue-se um período em que é desejável que seja realizada uma discussão com a participação dos alunos. OBJETIVOS: • Proporcionar aos estudantes o contato com as diversas temáticas de pesquisa no âmbito do PPGBCM, promovendo desta forma, a integração dos conhecimentos; • Proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer diversas áreas da pesquisa científica de relevância relacionadas à Biologia Celular e Molecular através da apresentação de seminários por pesquisadores de Instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais; • Desenvolver as habilidades de visão crítica e participação em discussões científicas.

  • Tópicos Moleculares em Bacteriologia

    Código 73154-02 | 30 horas-aula

    Capacitação do pós-graduando para a discussão de bacteriologia em nível molecular, incluindo tópicos de citologia, fisiologia e genética bacteriana, bem como para a compreensão das interações bacterianas com seu hospedeiro relevantes para o entendimento da patogenicidade.

  • Tópicos Moleculares em Parasitologia

    Código 73151-02 | 30 horas-aula

    A disciplina tratará dos aspectos moleculares da interação parasito-hospedeiro, utilizando-se de modelos para estudar características próprias da vida parasitária, mecanismos de controle de virulência, e estratégias de diagnóstico e imunização em parasitologia.

  • Tópicos Avançados em Biociências I

    Código 19515-01 | 15 horas-aula

    Estudo e discussão de temas atuais na área de biociências, que apresentem destacada relevância científica, tecnológica e/ou social. Compreensão dos tópicos selecionados por meio da leitura e discussão de artigos científicos e/ou realização de experimentos.

  • Tópicos Avançados em Biociências II

    Código 19516-01 | 15 horas-aula

    Estudo e discussão de temas atuais na área de biociências, que apresentem destacada relevância científica, tecnológica e/ou social. Compreensão dos tópicos selecionados por meio da leitura e discussão de artigos científicos e/ou realização de experimentos.

  • Tópicos Avançados em Biociências III

    Código 19517-02 | 30 horas-aula

    Estudo e discussão de temas atuais na área de biociências, que apresentem destacada relevância científica, tecnológica e/ou social. Compreensão dos tópicos selecionados por meio da leitura e discussão de artigos científicos e/ou realização de experimentos.

  • Tópicos Avançados em Biociências IV

    Código 196EJ-01 | 15 horas-aula

    Estudo e discussão de temas atuais na área de biociências, que apresentem destacada relevância científica, tecnológica e/ou social. Compreensão dos tópicos selecionados por meio da leitura e discussão de artigos científicos e/ou realização de experimentos.

  • Tópicos Avançados em Biociências V

    Código 196EK-01 | 15 horas-aula

    Estudo e discussão de temas atuais na área de biociências, que apresentem destacada relevância científica, tecnológica e/ou social. Compreensão dos tópicos selecionados por meio da leitura e discussão de artigos científicos e/ou realização de experimentos.

  • Vacinas e Imunoterapias na Covid – 19

    Código 196EI-02 | 30 horas-aula

    Conceitos teóricos básicos e avançados sobre as estratégias imunológicas atuais para o combate a COVID-19. Resposta imune humoral, celular e geração de memória imunológica contra SARS-COV-2 e suas variantes. Desenho e utilização de diferentes tipos de vacinas, plasma convalescente, anticorpos monoclonais e imunoterapias. Estratégias enfocadas em indivíduos imunocompetentes, imunossuprimidos, imunossenescentes.

  • Venenos e Toxinas Naturais: das Moléculas aos casos clínicos

    Código 63444-02 | 30 horas-aula

    O estudo dos venenos animais (répteis, antrópodes, moluscos) e toxinas naturais (microbianas e de plantas) tem natureza multidisciplinar, abordando desde aspectos estruturais das moléculas tóxicas, passando por seus mecanismos de ação e como esses se manifestam nos pacientes, até o tratamento dos casos clínicos. Outra vertente do estudo dessas moléculas é o desenho de novas drogas terapêuticas com base em toxinas, a partir do conhecimento de suas interações com alvos celulares. Nesse contexto,a disciplina propõe abordar os principais grupos de proteínas e peptídeos tóxicos encontrados em venenos animais, bem como toxinas produzidas por plantas e bactérias. Serão abordados aspectos moleculares e mecanismos de ação dos principais grupos de toxinas proteicas e peptídicas, bem como discussão de casos clínicos representando cada tipo de veneno/toxina. Os grupos de toxinas a serem abordados são: 1. fosfolipases de venenos de serpentes e artrópodes: hemotoxinas, neurotoxinas e miotoxinas; 2. toxinas que interferem com proteínas G: ADP-ribosilases (toxinas da cólera e toxina pertussis) shiga toxins; 3. toxinas clostridiais e antrax zinco – metaloproteinases (toxinas tetânicas e botulínicas); 4. toxinas que interferem na síntese proteica: RNA N-glicosidases (ricina e abrina) ADP-ribolisases (toxina diftérica, pseudômonas exotoxina A); 5. toxinas que afetam canais iônicos, serpentes (A-bungatoxina, three-fingers, fosfolitases) artrópodes (tityustoxina, A-latrotoxina, charabtoxina, etc.) moluscos (conotoxinas).

Coordenação

Prof. Cristiano Valim Bizarro
E-mail: [email protected]

Comissão coordenadora

Prof.ª Carla Denise Bonan | [email protected]
Prof. Carlos Alexandre Sanchez Ferreira | [email protected]
Prof.ª Florencia Maria Barbé-Tuana | [email protected]
Prof. Pablo Machado | [email protected]
Acadêmico: Higor Arruda Caetano (Representante discente) | [email protected]

Equipe Administrativa

Bruna Caldas Remedio | [email protected]

  • Professores permanentes

  • Professores colaboradores

  • Alunos Mestrado

  • Alunos Doutorado

Público Valor
Público Geral
R$ 3.217,42

Total de Parcelas

O valor integral do Mestrado é parcelado em 24 mensalidades, que devem ser pagas na sua totalidade, mesmo que o estudante conclua o curso antes de dois anos. O valor do Doutorado é dividido em 42 mensalidades que, da mesma forma, devem ser pagas na totalidade, mesmo se o curso for concluído antecipadamente. Estudantes de Doutorado que ingressam logo após a conclusão do Mestrado na PUCRS, com 24 créditos já cursados, terão o número de mensalidades reduzido para 36. Caso não concluam o curso em até três anos, o pagamento é prorrogado até a conclusão, com prazo de 54 meses.

Vencimentos e formas de pagamento

O vencimento das mensalidades ocorre sempre no dia 15 de cada mês, exceto
a primeira parcela (no ingresso ou reingresso) que vencerá conforme escala de
matrículas. O aluno deverá realizar, antes da efetivação da matrícula, o
pagamento da parcela do semestre.

Será cobrado 2% de multa após o vencimento, mais encargos financeiros.
A Universidade envia pelos correios o documento bancário para pagamento
das parcelas. No caso do não recebimento do documento bancário até a data
do vencimento, poderá ser solicitada uma segunda via em qualquer agência
bancária do BRADESCO, mediante informação do CPF do aluno, solicitado
pelo e-mail do Setor Financeiro, [email protected], ou realizado diretamente no Setor Financeiro Acadêmico da Universidade. O Setor Financeiro também envia o boleto para o e-mail cadastrado junto à secretaria do curso.

Prorrogação

Caso não tenha concluído o curso (incluindo a defesa da tese ou dissertação) após o período de pagamento das parcelas, o aluno poderá continuar matriculado, desde que mantenha o pagamento das mensalidades.

Prorrogação

Caso não tenha concluído o curso (incluindo a defesa da tese ou dissertação) após o período de pagamento das parcelas, o aluno poderá continuar matriculado, desde que mantenha o pagamento das mensalidades.

Prazo máximo para conclusão

O limite máximo para a conclusão do Mestrado é de 30 meses, e do Doutorado é de 54 meses, estabelecido no Regimento Geral da Universidade. A não conclusão do Programa de Pós-Graduação nesses prazos levará à exclusão do estudante.

Reajustes

Os valores das parcelas serão reajustados anualmente.

ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM DA ESCOLA

Alunos podem frequentar espaços de aprendizagem que promovem o desenvolvimento de atividades práticas que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula, assim os preparando para encarar o mercado.

Notícias

 

Ver todas
Ver todas