A solenidade de entrega ocorrerá no dia 19 de novembro, após o show da cantora intitulado Sucessos, às 21h, no palco do Salão de Atos Ir. Norberto Rauch.
A cantora Fafá de Belém será a homenageada de 2025 com o Mérito Cultural PUCRS. A honraria, que já foi dada a nomes como Maria Bethânia, Fernanda Montenegro e, mais recentemente, em 2024, ao ator Tony Ramos, é concedida a artistas que tenham sua trajetória ligada à defesa da cultura como instrumento de humanização e educação.
A solenidade de entrega ocorrerá no dia 19 de novembro, após o show da cantora intitulado Sucessos, às 21h, no palco do Salão de Atos Ir. Norberto Rauch. Os ingressos começam a ser vendidos no dia 18 de junho pela plataforma Sympla e na bilheteria do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS.
Fafá de Belém é o nome artístico adotado por Maria de Fátima Palha de Figueiredo, compositora e atriz nascida em Belém do Pará. Ela iniciou sua carreira em 1975 com a música Filho da Bahia, introduzida na trilha sonora da telenovela Gabriela. Fafá também é embaixadora da Unicef região amazônica por ações e serviços prestados à causa infantil e adolescente. Por sua atuação ativa em movimentos populares contra a ditadura militar, ficou conhecida ainda como “Musa das Diretas”.
No campo religioso, Fafá criou há 15 anos a Varanda do Círio de Nazaré, evento cultural paralelo ao Círio de Nazaré, que busca aumentar a visibilidade da festa religiosa que ocorre em Belém. Fafá é a única artista no mundo a cantar para três Papas a convite do Vaticano.
Com entrega anual, o Mérito Cultural PUCRS integra o Estatuto e Regimento Geral da Universidade e é uma das diversas ações que transformam a instituição em um polo cultural referência para todo o Brasil. Nos últimos sete anos, a PUCRS homenageou a atriz Fernanda Montenegro que apresentou a leitura dramática Nelson Rodrigues por ele mesmo e a cantora Maria Bethânia que, na ocasião, apresentou seu espetáculo Claros Breus, em cerimônias realizadas no Salão de Atos. Em 2020, Lima Duarte foi celebrado de forma online, quando relembrou sua história e fez a leitura de excertos de João Guimarães Rosa e Padre Antônio Vieira.
Em 2021, Alcione recebeu o reconhecimento em cerimônia transmitida ao vivo pelo YouTube em que recordou momentos marcantes de sua carreira artística. E, em 2022, o pernambucano Alceu Valença subiu ao palco do Salão de Atos para apresentar o show Anunciação – Tu vens, eu já escuto os teus sinais. Martinho da Vila foi o homenageado em 2023, quando apresentou o show Negra Ópera, no Salão de Atos. Em 2024, Tony Ramos recebeu o Mérito após o espetáculo O Que Só Sabemos Juntos, ao lado da atriz Denise Fraga, em temporada com 4 sessões lotadas.