A atividade será realizada no dia 8 de outubro, das 19h30 às 22h30
A oficina será realizada pelo músico Maurício Pereira. / Foto: Rui Mendes
No dia 8 de outubro, terça-feira, acontece a Oficina de Canções Instantâneas com Maurício Pereira no Ateliê PUCRS Cultura (térreo do prédio 30). A atividade será realizada em um encontro, que acontece das 19h30 às 22h30, ministrado pelo músico Maurício Pereira e com a participação de Daniel Szafran. Para participar, é preciso ter idade mínima de 16 anos. Os artistas estarão em Porto Alegre ao lado da bigband Tum Toin Foin para celebrar os 25 anos do álbum Mergulhar na surpresa no Theatro São Pedro.
O encontro consiste em um trabalho para desenvolver a capacidade de ouvir e compor canções e, principalmente, uma vivência do processo de criação. A proposta é compor uma canção e conversar sobre as técnicas, os formatos e a tradição do gênero, sempre contextualizando esse processo na rica tradição brasileira de produção da canção popular e na história pessoal de ouvinte de cada um dos participantes. A turma irá construir aos poucos uma canção, conversando sobre sua estrutura como partes, refrão, formatos, caminhos melódicos, harmônicos, rítmicos, assuntos, versos, a relação entre música e letra, redundância e invenção, e até mesmo a importância do acaso no processo de criação.
As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas. Para participar, é necessário realizar inscrição através do link. A participação confere um certificado de horas complementares de acordo com a carga horária da atividade. A tolerância de atraso para as aulas é de até 10 minutos.
O projeto Ateliê PUCRS Cultura busca proporcionar experiências por meio de práticas artísticas que envolvem reflexão e atividades corporais. Seu objetivo é ampliar a formação cultural e trazer respiro para as rotinas de seus participantes. Você pode conferir a programação completa dos cursos e oficinas clicando aqui.
Maurício Pereira é músico, possui uma longa carreira, inúmeros discos lançados e um trabalho importante como locutor e narrador para publicidade e cinema, documentários, rádio e TV. Lançou oito álbuns solo, sendo eles, Na Tradição (1995), Mergulhar na Surpresa (1998), Canções que um dia você já assobiou – vol.1 (2003), Pra Marte (2007), Carnaval Turbilhão (2010), Pra onde que eu tava indo (2014), Outono no Sudeste (2018) e Micro (2022). Em 2023, publicou Minha Cabeça Trovoa, livro com todas as suas letras e comentários sobre elas, pela Editora Mireveja.