Institucional

Morre Roberto Astor Moschetta, primeiro diretor do Tecnopuc e professor emérito da PUCRS

Moschetta dedicou sua trajetória à ampliação e consolidação do ecossistema de inovação de Porto Alegre

sexta-feira, 18 de julho | 2025
Docente atuou por mais de 20 anos na Universidade. / Foto: Gilson Oliveira/PUCRS

A PUCRS comunica, com profundo pesar, o falecimento do professor Roberto Astor Moschetta, ocorrido nesta sexta-feira, 18 de julho, em Porto Alegre. Ex-pró-reitor e professor emérito da Universidade, Moschetta foi o primeiro diretor do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS – Tecnopuc onde, ao longo de mais de dez anos, atuou na ampliação e consolidação do ecossistema.  

Amigo de longa data, o superintendente de Inovação e Empreendedorismo da PUCRS e Tecnopuc, professor Jorge Audy, lamentou a perda. 

“Quem teve a oportunidade de conviver com ele, tanto pessoal como profissionalmente, jamais vai esquecer seu companheirismo, lealdade e competência. Transitava rapidamente entre o gestor exigente e de poucas palavras para o homem gentil e carinhoso. Um amigo que marcou as pessoas com quem conviveu e que fará muita falta para todos nós, seus companheiros de uma longa e linda jornada, pessoal e profissional. Que Deus o tenha a seu lado em sua imensa misericórdia”, salientou Audy. 

O velório ocorreu no Memorial e Crematório Angelus (Av. Porto Alegre, 320 – Azenha), na capela 06, e o sepultamento aconteceu nesta sexta-feira, 18 de julho, às 13h30, no mesmo local.

Vida e trajetória

/ Foto: Arquivo Pessoal

O professor Roberto Astor Moschetta tinha 71 anos e era formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Mestrado em Administração e Negócios pela PUCRS. Atuou por mais de 20 anos como docente, coordenador de curso, diretor da atual Escola de Negócios da PUCRS e pró-reitor de Extensão Universitária, além de ter integrado as equipes de Planejamento Estratégico e da Agência de Gestão Tecnológica. Ao longo de mais de dez anos, dirigiu e foi um dos protagonistas da ampliação e consolidação do Tecnopuc.

Iniciou sua trajetória na área executiva nos anos 1990 no Grupo Habitasul e, posteriormente, como diretor técnico da Empresa Pública de Tecnologia da Informação e Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre (Procempa), tendo participado da implantação da rede de fibra ótica no município.  

Foi presidente da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (REGINP), teve importante participação na Associação Brasileira dos Parques Científicos e Tecnológicos e Incubadoras de Empresas (ANPROTEC), e foi membro do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia da capital gaúcha. Após um período sabático no Ecossistema de Inovação da Universidade do Novo México (UNM), nos Estados Unidos, e, já aposentado da PUCRS, foi Secretario de Inovação da Cidade de Porto Alegre na gestão 2016-2020, participando das primeiras tratativas que originaram o movimento Pacto Alegre.  

Em 2023, recebeu o reconhecimento como Professor Emérito da PUCRS, pelos relevantes serviços prestados à Universidade. A cerimônia foi realizada no Salão de Atos.  

Leia também: Docentes da PUCRS recebem título de Professor Emérito em celebração emocionante