Um dos pilares que impulsiona a excelência acadêmica da PUCRS é a internacionalização, por meio de um conjunto de ações e parcerias de cooperação com dezenas de países em todo o mundo. E uma delas acaba de formar mais duas profissionais preparadas para enfrentar os desafios das carreiras jurídicas: Ingrid Baggio Smalti e Marina Donadussi, estudantes da Escola de Direito, finalizaram sua graduação na Universitá Degli Studi di Parma, na Itália.
Graças à cooperação entre a PUCRS e a instituição italiana, as jovens puderam participar do programa de Dupla Titulação. Com isso, além de estudar em ambas universidades, elas também receberão dois diplomas. Ingrid foi para Parma em setembro de 2022, onde complementou os estudos iniciados em Porto Alegre. Segundo ela, o momento exigiu adaptação, especialmente em relação ao formato de ensino no local:
“Foi uma jornada cheia de desafios, mas também muito rica. O sistema universitário italiano é bem diferente do que a gente está acostumada no Brasil — principalmente as provas, que são todas orais. No começo foi um baita susto, porque a gente precisava não só dominar o conteúdo, mas também ter jogo de cintura pra responder ali, cara a cara com o professor”, conta a estudante.
Outro ponto relatado por ela é a riqueza dessa vivência no aspecto pessoal: “Viver em Parma foi maravilhoso! A cidade é linda, super charmosa, tem um transporte público eficiente e o fato de ela ser bem localizada ajudou muito – conseguimos viajar e conhecer várias regiões da Itália nos intervalos entre as provas”.
Leia ainda: Estudantes da PUCRS vencem competição nacional de negociação e representarão o Brasil em Londres
Além do diploma internacional, a Dupla Titulação também traz a possibilidade de advogar na Itália — após aprovação em exame específico, como acontece com a Prova da OAB no Brasil — e cria laços pessoais e profissionais duradouros, agregando ainda mais riqueza à experiência.